Aprenda a Cuidar da Sua Pele!

A pele é o maior órgão do corpo humano e possui inúmeras funções, como a de proteger e controlar a temperatura

  • Patricinhaesperta.com.br

A pele é o maior órgão do corpo humano e possui inúmeras funções, como a de proteger e controlar a temperatura, e o seu aspecto diz MUITO sobre a nossa saúde e a nossa alimentação. Portanto, para ter uma pele boa, bonita e saudável, é preciso ter bons hábitos alimentares, porque, amiga, sem eles não há creme facial que dê jeito!

Alimentação: A Base de tudo!

A alimentação é, na verdade, a base de tudo no nosso organismo, e reflete na pele, nos cabelos, nas unhas e em todo o resto. Na pele, que é o tema do post, ela vai garantir o viço, a vitalidade, a beleza e o brilho. Ou seja, TUDO o que nós queremos, né?

Se a alimentação for pobre em fibras e em líquidos, o processo digestivo ficará prejudicado e a prisão de ventre vai “bater na porta”. Assim, as toxinas que deveriam ser eliminadas acabam se acumulando no intestino e produzindo substâncias tóxicas que serão absorvidas pelo organismo, o que vai ser refletido na pele!

Beba água já!

Para garantir uma pele bonita e hidratada, é preciso consumir ao menos dois litros de água por dia, porque a hidratação começa de dentro, e é ela quem garante a maciez e também a elasticidade da pele, porque pele desidratada não tem elasticidade. Além de tomar a água pura, pode-se tomar água de coco, suco de frutas, chás e frutas que contenham bastante água, como melancia e melão.

Evite as Rugas!

Eu sou neurótica com rugas, porque né, cheguei nos trinta, gente! E quando a gente chega nos trinta, o “bicho pega”! As rugas e as marquinhas de expressão são naturais, já que fazem parte do  processo de envelhecimento, mas vários aspectos aceleram seu aparecimento, como o tabaco, a exposição solar, o estresse e uma alimentação inadequada e, principalmente, pobre em alimentos antioxidantes, que protegem o organismo da ação dos radicais livres.

Por isso, para garantir o consumo ideal de antioxidantes, incluam na dieta alimentos ricos em vitamina C e vitamina E, que são encontrados em sementes, cereais integrais, frutas cítricas, tomates, vegetais verde-escuros, óleos vegetais, dentre outros. Além dessas vitaminas, o selênio e o zinco são essenciais para a beleza da pele, então se joguem nas castanhas, nozes, amêndoas e cereais integrais.

Mande a Flacidez e as Estrias para Longe!

Tanto a flacidez quanto as estrias decorrem da ruptura ou enfraquecimento das fibras de colágeno e de elastina, que são as responsáveis pela sustentação dos tecidos.

Assim, para evitar que elas se rompam ou enfraqueçam, evitem o “engorda e emagrece”, que é o famoso efeito sanfona, esqueça o sedentarismo e vá praticar alguma atividade física e invista no consumo de alimentos ricos em nutrientes essenciais para a formação do colágeno, como a vitamina C, o silício, o cobre, o manganês e o zinco.

Além disso, invistam em fibras para garantir que o intestino funcione direito, porque a prisão de ventre afeta diretamente a pele.

Tomando esses cuidados sua pele ficará muito mais bonita e por muito mais tempo!