Aérea mostra como passageiro ideal se comporta no voo; internautas criticam

Você sabe como tornar sua viagem de avião mais agradável, tanto para você e quanto para os outros passageiros? Ande mais rápido nos aeroportos. Leve um fone de ouvido que bloqueie ruídos, para o caso de um bebê chorar durante o voo. Sempre pergunte a quem está sentado ao lado se tudo bem abrir ou fechar a persiana da janela. Agindo assim, você entrará para o seleto grupo dos ''melhores viajantes'', afirma a American Airlines em sua nova campanha publicitária.
Clique abaixo para assistir à propaganda, de 30 segundos.
Parte do público não gostou nada. Alguns internautas afirmaram nas redes sociais que essa seria uma forma de a companhia aérea jogar para o consumidor a culpa pelos problemas que acontecem durante a viagem.
''A melhor forma de melhorar a atitude das pessoas que voam em sua companhia aérea é dar a elas um pouco de dignidade (…) acelerando o processo de embarque, não reduzindo continuamente o espaço para as pernas (…) não deixando os assentos cada vez mais estreitos e não tornando o voo tão terrível que a única forma de ter uma experiência decente é pagar por serviços extras que deixam seu voo até 40% mais caro do que o preço original'', escreveu uma pessoa na página da empresa no YouTube.
Outro comentário afirma que ''literalmente, eles estão dizendo que 'não é nossa função oferecer a você um bom momento no ar, isso é trabalho seu'. Ótima forma de perder clientes''.
''Sabe o há de errado com o voo? Os passageiros. Não os voos cancelados, seguidos de 6 horas de espera no aeroporto –não, não deve ser isso'', escreveu outra pessoa em um comentário no Facebook.
Não era bem assim…
''Os passageiros têm um grande impacto sobre a experiência de voo'', disse o vice-presidente global de Marketing da empresa, Fernand Fernandez, em entrevista ao jornal ''The New York Times''.
Em entrevista a TVs dos Estados Unidos, Sunny Rodriguez, outro representante da companhia, disse que ''todo mundo consegue se identificar com alguma parte dessa campanha, seja estar na poltrona do meio e achar que tem direito ao descanso de braço''. Segundo ele, o objetivo não era fazer um ''manual de instruções'' e dizer às pessoas para mudar de comportamento, mas, sim, ''começar uma conversa sobre voar''.
O chefe da área de aviação de uma consultoria de negócios avaliou a campanha publicitária da AA e viu o lado bom da iniciativa. ''Parece que eles estão tentando abordar a civilidade nas viagens. Acho que a indústria como um todo está tentando sutilmente fazer isso'', disse John Thomas ao ''NYT''. ''Esta é uma forma de começar a educar as pessoas'', completou, destacando que quem não viaja de avião com frequência pode não conhecer as regras de bom comportamento.