Celebridade do Youtube é acusada de abuso sexual em seus vídeos e fora deles

Ser Youtuber virou uma profissão. Se você não sabe o que isso significa, eu explico: é ganhar a vida fazendo vídeos para o seu canal do Youtube. Não é qualquer um que consegue ser pago para isso, mas depois de um certo (e altíssimo) número de visualizações, algumas pessoas conseguem. Dentre os grandes nomes nos EUA, um garoto vem sendo acusado de assédio sexual. Nos vídeos e na vida privada.
Não vou linkar os vídeos aqui porque tudo o que não quero são mais pessoas dando audiência a esse cara e sendo agredidas por ele, mas os vídeos se baseiam em beijar mulheres de surpresa – o que configura assédio -, passar a mão no corpo de mulheres sem sua permissão – o que configura assédio – ou algemar-se à mulheres e dizer que só solta se elas o beijarem – o que, não é surpresa, configura assédio. O resumo é que o cara é um babaca e as pessoas cansaram de não falar isso em voz alta.
Ele não é o único, existem mais pessoas desse tipo que agarram mulheres a força para postar no Youtube, as beijam a força e mostram seu pênis a elas no meio da rua. Tudo isso é errado e incômodo em um nível assustador, mas a história do tal Sam Pepper ganhou denúncias de mulheres e meninas - sim, meninas de 13 a 16 anos – que saíram com ele e foram ameaçadas quando disseram que não queriam nada sexual.
Isso existe no Brasil? Sim, existe. Há pessoas que acreditam que o corpo da mulher é público, que qualquer um pode, simplesmente, pegar o que tem vontade. Que mulheres provocam e merecem quando recebem “o que pediram”. O que essas pessoas esquecem é que essa provocação só existe na cabeça sem limites delas. Abuso é sempre abuso, assédio é sempre assédio.
O ponto positivo disso é que diversas outras celebridades do Youtube se uniram para desbancar Sam Pepper, estão incentivando as vítimas a registrarem denúncias e querem criar regras para que vídeos e pessoas assim não possam fazer parte da comunidade Youtuber.
É um aviso: a tolerância acabou. Apesar da violência contra mulheres ser culturalmente aceita, as mulheres estão perdendo o medo de denunciar e começando a entender que são vítimas disso tudo e de uma cultura do estupro.