Chuvoso, maio teve mínima de 5,6°C em Dourados

  • André Bento
Choveu 171 milímetros em Dourados durante o mês passado, segundo a Embrapa (André Bento)
Choveu 171 milímetros em Dourados durante o mês passado, segundo a Embrapa (André Bento)

O mês de maio foi marcado por muita chuva e frio em Dourados. Se os moradores da cidade já sabiam disso por terem sentido na pele, o boletim Guia Clima divulgado pela Embrapa Agropecuária Oeste traz detalhes como a mínima 5,6°C registrada no primeiro dia daquele mês e o índice de chuvas 64 milímetros superior à média histórica.

Segundo o boletim escrito pelo pesquisador Carlos Ricardo Fietz, durante todo o mês de maio choveu 171 milímetros em Dourados, enquanto a média histórica para esse período não passava de 107 milímetros. “Houve 15 dias chuvosos e maior precipitação em Dourados foi 47mm em 28 de maio”, informou.

O mês passado também foi mais gelado do que o normal. De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, a mínima de 5,6°C registrada no dia 1° contribuiu para que maio encerrasse com temperatura média de 18,1°C, um grau e meio inferior à média histórica deste mês, 19,6°C. “Apenas em um dia a temperatura superou 30°C, atingindo 30,9°C em 15 de maio”.

Ainda segundo o Boletim Guia Clima, “em quatro dias ocorreram temperaturas inferiores a 10°C”. “A temperatura máxima registrada na região sul de Mato Grosso do Sul foi 32,7°C em Bela Vista, em 5 de maio, enquanto a mínima ocorreu em Rio Brilhante, 4,6°C, em 1° de maio”, esclarece.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.