Com estoque em estado de urgência para grupo O, Hemosul convoca doadores

  • Assessoria/Governo de MS
Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS
Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS

O Hemosul reabre as portas nesta quinta-feira (22), após o feriado nacional de Tiradentes, com estoque baixo para alguns tipos de sangue. A grande demanda pelos tipos sanguíneos O- (doador universal) e O+ fez cair os estoques abaixo de 30% e 50%, respectivamente. 

O Hemosul reforça que doadores que pertençam a outros tipos sanguíneos também são bem vindos. Para quem teve a Covid-19 ou tomou as doses da vacina recentemente é necessário observar os intervalos recomendados para doação. 

Vale destacar que o Hemosul atende unidades hospitalares de todo Estado, portanto é necessário manter um nível estratégico de bolsas para casos de urgência e emergência.  

Para estimular e proteger a saúde de doadores, protocolos de segurança foram adotados. O agendamento da doação está entre as diversas medidas cautelares adotadas pelo Hemosul para ampliar a prevenção de contágio  da Covid-19 nos ambientes da unidade.  

O Hemosul reforça que aos sábados não há necessidade de programar a coleta, basta comparecer a unidade tendo em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos, menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal.

Mais informações estão disponíveis no site do Hemosul ou nas redes sociais da instituição.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.