Como essa cidade atingida por radiação ficou após cinco anos sem habitantes

Em 11 de março de 2011, um acidente nuclear em três reatores da usina de Fukushima chocou o Japão e o mundo. O acidente provocou a liberação de materiais radioativos na região e fez com que cerca de 300 mil pessoas fossem evacuadas numa área com raio de quase 50 km. O acidente se tornou o maior desastre nuclear da história desde Chernobyl.
Desde então, a área nos arredores da usina foi declarada insegura para as pessoas. Como muita gente saiu durante as emergências da evacuação, a zona de exclusão de Fukushima foi deixada como estava no momento da saída. A saída às pressas deixou a cidade parada no tempo.
Para saber como está a cidade cinco anos depois do acidente, um fotógrafo conseguiu uma autorização especial para visitar a região. Identificado apenas como Xanathon, no site Imgur, o fotógrafo revelou que a sensação de estar no local era a mesma que tinha quando criança, quando imaginava o que faria se estivesse sozinho num shopping ou supermercado, tendo acesso a tudo.
Diferente de Chernobyl, onde houveram saques por toda a cidade, Fukushima foi deixada exatamente como estava durante a evacuação, com objetos de valor, comida e até mesmo dinheiro espalhados pelo local.
Além de não terem sido saqueados, os estabelecimentos estão intocados por cinco anos, já que ninguém visita o lugar. Alguns itens sobreviveram melhor à falta de contato e uso do que outros. O mais aterrorizante é que ver as imagens de Fukushima traz as lembranças do acidente e os efeitos radioativos que eles ainda vão deixar na região por anos.