De rádio a DVD: itens deixam a viagem de carro confortável

  • Agência Hélice/Terra

Bastante comuns durante as férias de fim de ano, as viagens de carro, apesar de indispensáveis para quem deseja passar o Natal e Ano Novo longe de casa, quase sempre se tornam cansativas, provocando dores físicas nos passageiros que passam horas a fio na mesma posição. No entanto, algumas medidas simples podem tornar o passeio mais tranquilo e agradável.

“Antes de pegar a estrada, vale a pena investir em alguns produtos que podem ajudar a distrair e aumentar o conforto do motorista e de seus acompanhantes”, afirma Janaína Calaça, criadora do blog Jeguiando, especializado em viagens.

Playlist especial

Para que o percurso traçado não se torne muito cansativo e sem graça, o aparelho de som do carro deve ser previamente preparado com uma lista de músicas especiais que agrade aos ouvidos de todos. Nesta hora, canções animadas e relaxantes caem bem e podem embalar a viagem do começo ao fim.

Brinquedos para as crianças

Tornar a viagem agradável se torna ainda mais difícil quando há crianças no banco de trás. Para distraí-las, vale tudo. Uma dica bacana é separar um ou dois brinquedos que elas mais gostam, evitando somente os sonoros que podem distrair o motorista, e inseri-los no contexto do passeio.

“Um bonequinho pode ser a companhia em uma aventura a bordo do carro para a criança, que pode se entreter criando histórias na sua cabeça”, ressalta. Caso haja aparelho de DVD no veículo, também é interessante investir em filmes e desenhos, sem deixar de lado os livros ilustrativos.

Travesseiro de pescoço

Item essencial para qualquer viagem longa, ajuda o passageiro a encontrar uma posição confortável para descansar, além de ser importantíssimo para que ele fique com a postura correta durante o percurso, evitando dores no pescoço e nas costas.

Roupas confortáveis

Na hora de viajar, a dica é optar por roupas e acessórios confortáveis como camisetas de algodão, moletons e tênis. Isso porque, durante o caminho, o corpo tende a inchar devido à falta de movimentação, tornando o incômodo das peças ainda maior.

Meias de compressão

Figurinhas carimbadas dentro do avião, as meias de compressão elástica melhoram a circulação sanguínea, diminuindo o risco de lesões e dores nas pernas que ficam muito tempo paradas. Por isso, também podem ser utilizadas nas viagens de carro.

Máscara côncava para os olhos

Ideais para quem não consegue dormir com o dia claro, elas vedam completamente a entrada de luz na região ocular, sem tocar nas pálpebras e nos cílios, permitindo assim um adormecer mais natural e um sono tranquilo dentro do veículo.

Caixas de isopor e bolsas térmicas

Na estrada, alguns alimentos e bebidas devem ser levados em caixas de isopor ou bolsas térmicas para que ninguém fique com fome no caminho. “Para a viagem, vale levar água mineral, sucos, sanduíches bem embalados e bastante gelo. Dessa forma, não há a necessidade de comer em restaurantes à beira de rodovias e correr o risco de infecções”, indica Janaína.