Deputados de MS vão realizar na terça sessão por vídeoconferência

  • Redação 94 FM
Videoconferência passa a ser implementado na ALEMS
Videoconferência passa a ser implementado na ALEMS

Equipe de informática da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou o último teste para utilização de um aplicativo de votação à distância. A expectativa é que o dispositivo entre em operação na próxima terça-feira (7).

Conforme o gerente de Informática da Casa de Leis, Paulo Zandoná, os testes demonstraram que o sistema é estável. “Adquirimos a licença do sistema Zoom por 30 dias, com capacidade para conectar 250 pessoas ao mesmo tempo. O recurso mostrou bastante eficiência nos testes, inclusive, em nenhum momento travou”, explicou. Ainda segundo Zandoná, o próprio sistema fará a gravação das sessões legislativas.

Inovação

Na próxima terça-feira, deverá ser realizada a terceira sessão remota na ALEMS, sendo a primeira por videoconferência. “É diferente das sessões remotas anteriores, quando os deputados receberam a pauta e votaram por Whatsapp. Na próxima terça-feira, eles poderão, através de aplicativo de conversa com múltiplas pessoas, participar do pequeno expediente, do grande expediente, da Ordem do Dia, ouvir o que os outros deputados falam. O presidente conduzirá a reunião de forma virtual da mesma forma que acontece a sessão presencial”, explicou o secretário de Assuntos Legislativos e Jurídicos, Luiz Henrique Volpe Camargo.

A inovação, além de ser importante e necessária em época de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, faz parte de projeto maior da Casa de Leis de informatização das atividades legislativas. “São duas frentes que estamos trabalhando: uma, que os processos que são físicos, se tornam eletrônicos; e a outra para que a comunicação também possa ser feita por meios eletrônicos”, disse Volpe Camargo.

Prorrogação

Atendendo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, e preocupada com a saúde e a integridade física de servidores, parlamentares, funcionários terceirizados e os mais de 50 mil cidadãos que visitam mensalmente a Casa de Leis, a Mesa Diretora decidiu prorrogar o prazo de suspensão das atividades presenciais até o próximo dia 17 de abril. 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.