E essa saudade dos anos 90, hein?

  • Tela Plena - Yahoo
”Banheira do Gugu”, um clássico da década (Reprodução/SBT)
”Banheira do Gugu”, um clássico da década (Reprodução/SBT)

E então Gugu Liberato, que voltará ao ar em 2015 na Record, encomendou pesquisa com espectadores para saber o que eles querem ver no novo programa. A grande surpresa – ou nem tão grande assim, vá lá… – é que a maioria sente saudades dos quadros antigos, como o “Banheira do Gugu”, um sucesso da década de 90.

Não é a primeira vez que telespectadores mostram afeto pela década em que nasceu o Plano Real e na qual fomos tetracampeões (lembre-se, a seleção do Parreira era chata pra caramba, mas jamais tomaria um 7x1 no meio do quengo).

Nos últimos meses a audiência do Canal Viva cresceu 150% com a reprise de três novelas no período da tarde; duas delas eram sucesso dos anos 90: “A Viagem” (1994) e “História de Amor” (1995). A terceira, “Dancin’ Days” (1978), foi substituída por outro sucesso dos 90: “O Dono do Mundo” (1991).

O ciclo do saudosismo segue uma certa lógica. Nos anos 80 sentia-se nostalgia dos anos 50; nos 90, recuperou-se os 70; na primeira década dos 2000, a onda era os 80 com suas festas ao estilo “Trash 80’ s”. Nada mais natural que chegasse o momento de lembrarmos dos 90. O “Domingo Legal” de Gugu era um dos ícones televisivos daquela década – assim como “TV Colosso”, “Fantasia” e “Alô Christina”, para citar alguns.

É curioso que quadros do “Domingo Legal”, às vezes bastante criticados, resistam na memória do público como algo divertido. E não deixa de ser simbólico o fato de a “Banheira do Gugu” ter acabado exatamente em 2000. Para quem não lembra, foi uma decisão do Ministério da Justiça motivada por uma ação judicial que considerava o quadro inadequado para o horário. É um problema que não ocorrerá com o novo programa: ele irá ao ar às 22h30 das terças, quartas e quintas-feiras.

Agora resta esperar para ver quem será a nova musa da banheira, que já teve como representantes Luiza Ambiel, Solange Gomes, Nana Gouvêa e Helen Ganzarolli. E rezemos para que ele não recrie coisas tipo Rodolfo & ET.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.