Eleição da nova Mesa Diretora da Câmara continua indefinida

Por causa da prisão de Pedro Pepa e Cirilo Ramão (MDB), vereadores da chapa de apoio à prefeita querem substituição dos nomes.

  • Karol Chicoski
Ainda não há data para eleição da Mesa - Foto: divulgação
Ainda não há data para eleição da Mesa - Foto: divulgação

Depois de ser cancelada pela terceira vez, a eleição da nova Mesa Diretora foi novamente adiada. Na sexta-feira (7), a Câmara de Dourados cancelou a sessão extraordinária para eleição da Mesa Diretora exercício 2019/2020 por falta de quórum legal. Depois, a eleição havia sido remarcada para domingo (9), às 14h, porém, uma liminar foi emitida pela Justiça, ontem, requerendo a suspensão da 7ª sessão ordinária para que o parecer sobre a substituição de membros da chapa fosse votada. Ainda não há data para eleição da Mesa.

Substituição 

Por causa das prisões de Pedro Pepa e Cirilo Ramão (MDB), na disputa para o segundo secretário, no último dia 5, vereadores da chapa de apoio à prefeita foram até à Câmara, na manhã de quinta-feira (6), querendo substituição da Mesa Diretora. Como os dois vereadores estão presos, não podem disputar as eleições.

De acordo com a base aliada da prefeita, no lugar de Pepa ficaria o Alberto Alves dos Santos (PR), o Bebeto, e para substituir Cirilo, ficaria o Jânio Miguel (PR).

Agora, para decidir se haverá ou não a substituição dos nomes, está sendo realizada na manhã desta segunda-feira (10) a 8ª sessão extraordinária de 2018. A convocação foi feita na manhã de hoje pela presidente da Câmara de Dourados, Daniela Hall (PSD).

Conforme a presidente, a sessão será realizada, de acordo com decisão judicial, para votação de precedente de substituição de membro da chapa para Eleição da Mesa Diretora.

Leia também:
Após prisões de vereadores, clima segue ‘quente’ para eleições da Mesa Diretora da Câmara

A 43ª sessão ordinária da Câmara de Dourados ocorrerá normalmente às 17h30, no Plenário Weimar Torres, localizado na Avenida Marcelino Pires, 3495, Jardim Caramuru.

CHAPAS

Duas chapas foram protocoladas na Casa de Leis para concorrer às funções da Mesa Diretora. Em um dos grupos está Alan Guedes (DEM), Elias Ishy (PT), Sergio Nogueira (PSDB) e Daniela Hall (PSD) concorrendo aos cargos de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, respectivamente. Esse grupo já conta com apoio de Marçal Filho (PSDB), Lia Nogueira (PR), Olavo Sul (PEN) e Madson Valente (DEM).

A outra chapa é comandada pelo vereador Pedro Pepa (DEM), que concorre à presidência, e ainda por Junior Rodrigues (PR), Silas Zanata (PPS) e Cirilo Ramão (MDB), que, respectivamente, concorrem pelos cargos de vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.

PRISÕES

Foram presos na tarde de quarta-feira (5) durante a operação os vereadores Pedro Pepa (DEM), atual secretário da Mesa Diretora, Idenor Machado (PSDB), e Cirilo Ramão (MDB), segundo secretário, além de um servidor do legislativo, Amilton Salinas, e o ex-vereador Dirceu Longhi (PT). No total, dez mandados de prisão e um de busca e apreensão foram realizados em Dourados e em Campo Grande. 

Durante a operação, foram apreendidos documentos referentes a licitações dos anos de 2010 a 2016.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.