Em Ivinhema, irmãos idosos caminham 64 km por mês para ir à missa

Idosos residem na área rural município de Ivinhema. Eles explicam que as dificuldades não abalam a fé

  • Alexandre Duarte

Três irmãos idosos não se deixam abater e demonstram a fé que possuem mesmo diante das dificuldades. Eles caminham cerca de oito quilômetros todas as quintas e domingos, para ir à missa na igreja matriz em Ivinhema.

Um dos fiéis da igreja, o empresário Thiago Tamanini, foi quem se atentou para o fato e decidiu investigar um pouco a vida dos três irmãos. Segundo ele, Benedito Rodrigues dos Santos, 72 anos, Aparecida Rodrigues dos Santos, 68 anos e Maria Rodrigues dos Santos, de 62, residem precariamente em uma humilde residência na área rural da cidade.

“Eu comecei a observar que eles nunca faltavam a uma missa e estavam em todas as celebrações da igreja, logo descobri que eles moram a quatro quilômetros da cidade e vão a pé até a igreja. Algumas pessoas já tentaram dar carona para eles, mas quando eles entram dentro do carro ficam perdidos e não sabem explicar onde moram. No trajeto que eles fazem para ir à igreja, são dois quilômetros em estrada de terra e os outros dois no asfalto”, relata.

Tamanini conta que a história dos irmãos chamou bastante a atenção da comunidade católica de Ivinhema. “Todo mundo se admirou da persistência e da fé dos irmãos, então eu acompanhei eles a pé um dia e registrei tudo em vídeo. Depois a irmã Silvia editou e passamos no telão para todos os fiéis, na missa de 22 dezembro de 2011. As imagens deixaram diversas pessoas emocionadas. Eles são frequentadores assíduos das missas desde quando vieram moram em Ivinhema, há quase 40 anos, esse hábito eles aprenderam com os pais”, conta.

Ainda segundo Tamanini, dos três, apenas Benedito é aposentado, e como já estão em idade avançada e com a saúde frágil, não conseguem mais realizar trabalhos braçais que garantam uma renda extra. “Me chamou atenção o fato de apenas um deles ser aposentado, eles vivem numa condição bem humilde, inclusive, uma das irmãs está com câncer. Estou procurando ajuda para tentar aposentar as duas irmãs”, explica.

A reportagem da 94fm conversou por telefone com os irmãos, segundo a caçula da família, Maria Rodrigues, os três vivem em uma chácara que foi deixada pelos pais. “Nosso pai antes de morrer pediu para a gente ficar aqui. Já quiseram vender nossa chácara e levar a gente para a cidade, mas eu quero ficar aqui”, conta a idosa.

Já seu Benedito diz que ele e as duas irmãs sempre foram muito católicos e que ir às missas faz muito bem para eles. Ele conta também que já tentaram aposentar as duas irmãs, porém, alguém que ele não sou explicar, disse que numa casa onde moram três irmãos idosos apenas um pode ser aposentado.

Já dona Aparecida Rodrigues, conversa pouco, está debilitada devido ao câncer, mas disse que gostaria que a estrada vicinal que da acesso à cidade tivesse melhores condições. “A estrada tem muita areia, é muito ruim, quando chove é muito lama, mas a gente vai para a missa com chuva e tudo”, diz.

Depoimento

Segundo a irmã Silvia, responsável pela Congregação das Irmã Missionárias Catequista do Sagrado Coração de Ivinhema, diz que a garra, a simplicidade e a perseverança dos irmãos que os fizeram se destacar. “Eles que conseguem caminhar quatro quilômetros a pé debaixo do sol, quantas vezes for necessário, para manifestarem a própria fé, com serenidade e com o sorriso nos lábios, parecem dizer-nos com delicadeza, mas com firmeza e determinação que a vida é um caminho em direção ao que se ama”, relata.

Silvia fala também que no mundo contemporâneo as pessoas vivem isoladas, fechadas em seus carros e por isso não conseguem perceber e sentir a serenidade e a tocante fé dos irmãos.

Perguntada sobre de que forma os irmãos poderiam ser ajudados, Silvia foi categórica ao dizer que a sociedade é que precisa da ajuda dele. “Na verdade não são eles que precisam de nossa ajuda, mas nós que precisamos da ajuda deles, pois ao ajudá-los, sairemos do nosso individualismo, do nosso mundo de escuridão onde só olhamos para nós, reclamamos de tudo, desanimamos por tudo, sentimos falta de tudo, reclamamos de Deus e duvidamos dele”, responde.

Irmão Silva finaliza ao dizer que os seria uma dádiva que todos chegassem na terceira idade com o mesmo sorriso e com a mesma fé e garra dos irmãos.

(Colaboraram com a reportagem o empresário Thiago Tamanini e o repórter do Ivi Notícias, Jhonny Cabral)