Escritora e pesquisadora douradense lança livro de literatura infantil

Mazé Tortaquo atualmente reside na França, mas escreveu um livro com histórias que contam o universo de uma criança nascida e criada no sítio

  • Da Redação

No último sábado (30), na ADL (Academia Douradense de Letras), no Parque dos Ipês, a douradense Mazé Tortaquo Chotil lançou sua nova obra, o livro de literatura infantil ‘Lembranças do Sítio’. A autora reuniu 12 histórias em 72 páginas ilustradas, que de forma fictícia contam as experiências da infância de Mazé.

Segundo a própria autora, a obra é voltada tanto às crianças quanto aos adultos. “É um livro para ser apreciado à sombra, na varanda, nas horas em que o leitor queira viajar um pouco e ingressar no universo de uma criança nascida e criada no sítio”, disse.

Mazé explica também que as histórias contidas no livro são fictícias, porém, baseadas na realidade que ele vivia quando criança. “Lembranças do sítio é o instrumento para materializar estes e acontecimentos que se diluíram no passado, tempo que já não existe, desfeito na espuma da hora e no calor dos acontecimentos em constante mutação”, explicou.

Mazé Torquato Chotil é brasileira, jornalista, pesquisadora, doutora em Ciências da Informação e Comunicação pela Universidade de Paris. Nasceu no sítio, na sétima linha, em Glória de Dourados, que à época pertencia ao município de Dourados. A autora vive atualmente em Paris, mas também já residiu e trabalhou em São Paulo e em Osasco. Já publicou outras obras, como: ‘Minha Paris Brasileira’ e ‘Ouvrière chez Bidermann’. É casada com o poeta e compositor francês Bernard Chotil.

De Paris, onde agora atualmente, a escritora busca através do livro recuperar os traços de uma infância mítica, transcorrida em meio às aroeiras, aos guavirais e pequizeiros do cerrado, colorida pelas flores dos ipês, e pelas penas dos tucanos e araras que já habitaram a região.