Estado enfrenta maior onda de calor dos últimos 15 anos

  • Correio do Estado
Estado enfrenta maior onda  de calor dos últimos 15 anos

Pela primeira vez desde 1999, não chove nos primeiros quinze dias de outubro, situação que só agrava a onda de calor durante a primavera, a mais intensa dos últimos 15 anos. Ontem, em Campo Grande, os termômetros marcaram 39ºC. O levantamento da Estação Meteorológica Anhanguera/Uniderp indica que o último ano em que ocorreu estiagem significativa foi em 1999. Entre 2000 e 2013, “sempre ocorreu chuva na primeira quinzena do mês”, sustenta o meteorologista Natálio Abrão. Ou seja, há 14 anos não se tinha um mês de outubro tão seco e com temperaturas tão altas como agora.

Para se ter uma ideia, a máxima prevista para hoje, terça-feira, é de 41ºC nas regiões norte e leste e a mínima já começa alta nessas localidades: 25ºC. No restante de MS, a mínima varia de 21ºC no sul a 23º nas regiões nordeste e central, e a máxima fica entre 37ºC no oeste e 39ºC no centro e no sul. O dia fica parcialmente nublado, com aberturas de sol e céu claro. Para hoje e o restante da semana, a meteorologia alerta sobre a névoa seca que se forma em todo o Estado, o que agrava os problemas respiratórios.

Essas temperaturas também são as mais altas dos últimos anos, já que, no domingo, os 39ºC registrados em Campo Grande são os maiores desde 2001. As máximas de outubro nos anos anteriores ficaram entre 34,6ºC – que foi o registrado no dia 20 de outubro do ano passado – e 38,3ºC, em 16 de outubro de 2008. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.