Google se desculpa com usuários após aplicativo Fotos identificar pessoas negras como gorilas

O novo aplicativo Fotos do Google possui uma das ferramentas de reconhecimento mais completas, que identifica não só pessoas, mas também comidas, objetos e animais. Porém, um acontecimento envolvendo o app nesta semana provou que a empresa precisa melhorar o mecanismo de tags.
Nesta semana, um usuário do app relatou que estava sendo marcado como um animal pelo aplicativo Fotos. O programador Jacky Alciné relatou, via Twitter, que o app de imagens do Google estava marcando pessoas negras como gorilas.
Yonathan Zunger, um dos executivos responsáveis pela parte social do Google, pediu desculpas ao usuário do app e disse que a equipe de desenvolvimento do software já está trabalhando em uma solução para o problema.
Por enquanto, a tag de identificação de gorilas foi retirada do aplicativo, para evitar mais situações como essa. Esta é uma solução temporária para o problema, enquanto o Google trabalha em melhorias para seu sistema de reconhecimento facial de humanos. Esta não é a primeira vez que o Fotos identifica seres humanos como animais em imagens. Em casos anteriores, alguns usuários foram reconhecidos como cães pelo sistema, mas o problema foi resolvido.