Hemocentro convoca doadores de tipo sanguíneo O e A

Todos as tipagens são bem vindas, já que o serviço atende Dourados e pelo menos mais 20 municípios do Sul do Estado

  • Redação

O Hemocentro de Dourados convoca doadores para garantir o estoque do banco de hemoderivados para o feriadão de Finados, na sexta-feira. Segundo a assistente social Rosa Fernandes, hoje a procura maior é pelos tipos O e A (fator RH+) e O negativo.

No entanto, todos as tipagens são bem vindas, já que o serviço atende Dourados e pelo menos mais 20 municípios do Sul do Estado.

Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro bem alimentados e munidos de documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 67 anos, pesar mais de 55 quilos, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Restrições

Pessoas que tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade não devem doar sangue. Antes dessa idade, a doença não é empecilho porque provavelmente se trata de hepatite A, cujo vírus é eliminado por completo do organismo. Quem teve hepatite B ou C, portadores do vírus HIV (Aids) ou de doença infecciosa transmitida pelo sangue; diabéticos que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral também não devem doar.

Estão incluídos neste grupo, ainda, mulheres grávidas ou que estão amamentando; pessoas com febre; peso abaixo de 50 quilos, com mais de 65 anos ou que tiveram perda inexplicada de 10% do peso em um mês. Também não podem doar, epilépticos ou com crise de asma; os que tenham passado por cirurgia, recebido transfusão, feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano. Quem teve dengue deve aguardar três meses; pacientes que passaram por exame de endoscopia, um ano. A gripe H1N1 inviabiliza a doação por um período de até um ano.