Imagens de suposto vazamento do Enem 2015 circulam pelas redes sociais

  • Midiamax
Inep garante que imagens são falsas (Divulgação) ()
Inep garante que imagens são falsas (Divulgação) ()

Imagens com as capas das provas rosa e azul, assim como o possível tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 estão circulando pelas redes sociais e preocupando pais e alunos. De acordo com o site Diário Pernambucano, o “vazamento” das informações é referente a prova que será aplicada no próximo final de semana, 24 e 25 de outubro, em todo o país.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) negou a veracidade das imagens ao site, dizendo que as fotos passaram por análise técnica e não se tratam da prova do Enem 2015. O tema da redação: “os benefícios e os malefícios da terceirização”, também foi descartado pelo instituto.

Ainda de acordo com o site pernambucano, para evitar fraudes, como a que aconteceu em 2009, obrigando o Ministério da Educação (Mec) a cancelar a aplicação da prova, e mais recentemente em 2014, quando o tema da redação foi divulgado para estudantes do Piauí, a Polícia Federal fez um cruzamento de dados, tanto dos candidatos quanto dos fiscai,s que vão acompanhar a aplicação das provas em 2015.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse em momento anterior, que os procedimentos de segurança estão sendo aprimorados a cada ano para garantir o respeito àqueles que farão o exame.

Neste ano, todos candidatos terão que passar pelo detector de metais, inclusive nos banheiros, para evitar o uso do celular. Também haverá o monitoramento das redes sociais para identificar perfis de pessoas que eventualmente postarem fotos das provas. Os esquemas de segurança e operacionalização do Enem serão coordenados no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília. As rotas de distribuição das provas foram planejadas pelos Correios e homologadas pelas forças de segurança que darão apoio na distribuição dos 30.435 malotes de provas. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.