Metade das mortes de câncer seria evitada por estilo de vida saudável, diz estudo

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (19) pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, revela que até 40% dos casos de câncer, e metade das mortes pela doença, são resultados de maus hábitos que as pessoas poderiam mudar, e não problemas genéticos ou contaminação química.
A universidade calculou que entre 20 e 40% dos casos totais e metade das mortes poderiam ser evitados se as pessoas parassem de fumar, moderassem a bebida, mantivessem um peso saudável e fizessem meia hora de exercício moderado por dia.
Pare chegar a essa conclusão, a pesquisa coletou dados de 140 mil profissionais, que foram acompanhados por alguns anos. Eles foram separados em dois grupos: os que não tinham vida saudável e os que tinham.
Desses, só 28 mil, ou seja, 20%, entraram na categoria de vida saudável. As diferenças entre estes e o restante eram claras nos resultados. Nas mulheres não-saudáveis, a taxa de câncer era de 618 casos para cada 100 mil pessoas. Nas saudáveis, são 463, uma redução de quase um terço.