Microsoft anuncia fim do Hotmail

Principal mudança no serviço de emails é a interface, mais moderna e interessada em atender as demandas atuais com novas ferramentas

  • Agência Brasil

O tradicional e-mail da Microsoft, o Hotmail, vai deixar de existir em breve. Para substitui-lo, a empresa lançou, em julho do ano passado, o Outlook.com. O novo serviço, que até então estava em fase de testes, já conta com 60 milhões de usuários, o que, segundo a Microsoft, é o "crescimento mais rápido do mundo".

A principal mudança no serviço de emails é a interface, mais moderna e interessada em atender as demandas atuais com novas ferramentas. Entre elas estão a integração da caixa de entrada com as redes sociais, em que é possível receber atualizações e utilizar o Facebook, Twitter e LinkedIn no próprio email. A nova plataforma também permite o envio de newsletter e emails comerciais.

Segundo a Microsoft, os usuários do Hotmail que não atualizarem a conta para o Outlook.com serão migrados automaticamente em breve. Contatos, senhas, mensagens, pastas e arquivos serão mantidos durante a atualização, sem perda de informações. Caso o usuário deseje, será possível manter, inclusive, o endereço antigo ([email protected]). "Nós não vamos fazer você mudar seu endereço de e-mail para um endereço outlook.com se você não quiser", disse David Law, diretor de produto do Outlook, no blog da Microsoft.

A Microsoft não estabeleceu uma data para o fim do Hotmail, mas informou que os usuários do serviço serão transferidos até o verão do hemisfério norte deste ano, ou seja, até meados de junho.
Hotmail

Lançado em julho de 1996, o Hotmail foi um dos primeiros serviços de email da internet e um dos maiores do mundo. No entanto, desde o lançamento do Gmail em 2004, serviço de emails do Google, o Hotmail vem perdendo mercado. Em outubro de 2012, a ComScore, empresa especializada em mensuração de tráfego online, divulgou que o Gmail havia desbancado o Hotmail em número de usuários únicos, com 287,9 milhões contra 286,2 milhões.