Município de Batayporã completa 49 anos nesta segunda-feira

Batayporã é fruto do projeto de colonização do industrial tcheco Jan Antonin Bata

  • Nova News

O município de Batayporã comemora nesta segunda-feira (12) seu 49º aniversário. Para marcar a data, foi celebrada pela manhã, na Igreja Matriz, missa solene em ação de graças com a participação da comunidade e de várias lideranças municipais.

Também em homenagem à cidade, foi realizado, no último dia 05, o desfile de cavaleiros. O evento foi realizado pelo Sindicato Rural de Batayporã em parceria com a Comitiva Chega na Chincha e contou com apoio da Prefeitura Municipal e de empresas da região.

Batayporã é fruto do projeto de colonização do industrial tcheco Jan Antonin Bata, que é fundador e idealizador de mais de oitenta cidades em todo o mundo. A cidade situa-se em terras que pertenciam à Cia. Viação São Paulo-Mato Grosso, então de propriedade de Jan Bata, que as adquirira em 1921.

A primeira divisa demarcatória foi no Córrego Samambaia, e o primeiro morador da região Venâncio Rodrigues de Abreu e sua esposa Luciana Rodrigues de Abreu. Na seqüência, os primeiros sitiantes nas pessoas de Matias Paulo Cordeiro, Marcelino Manoel da Silva, Francisco Paraibano, Anésio José Rezende, Manuel Nunes Ferreira, Isaías Inácio de Almeida e João Raimundo Vieira.

O projeto que culminou com a criação da cidade teve início em 1953, na então Fazenda Samambaia, onde hoje se localiza Batayporã, quando chegaram, em caravanas chefiadas por Vladimir Kubik, os primeiros adquirentes de lotes situados nas proximidades do Córrego Alegria. Além de Kubik e Jindrich Trachta, que atuavam na Cia. São Paulo Mato Grosso, outros pioneiros como João Antonio da Silva, Ataliba Ramos, Mohamed Mustafá e Paschoal José da Silva são responsáveis pela povoação do município.

Através de lei publicada no Diário Oficial do então Estado de Mato Grosso em 14 de dezembro de 1953, o pequeno povoado foi elevado à categoria de distrito. A primeira missa de Batayporã foi celebrada pelo Frei Luiz Maria Tomás Flores, em 17 de setembro de 1954.

Mais tarde, em 1963, o distrito passou pelo processo de emancipação, avançando para o a categoria de município. O nome da cidade é a junção de dois termos guaranis, o "y", que significa "água" e o "porã", que quer dizer "boa ou bonita" com o termo "Bata", que se refere a um dos nomes de seu fundador, "Jan Antonin Bata", portanto "Batayporã" significa "Água Boa do Bata". O município recebeu este nome, devido à admiração de Jan Antonin pela qualidade da água disponível na região e pelas belezas hidrográficas, como no caso do Rio Paraná e do Córrego Samambaia.