Núcleo de Vigilância diz que gripe está sob controle em Dourados

  • André Bento

Em nota informativa divulgada nesta quarta-feira (1), Devanildo de Souza Santos, gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Dourados, garantiu que a gripe está sob controle no município. A cidade tem 35 pessoas internadas com a suspeita de H1N1 e uma morte ainda tem as causas investigada.

“Considerando a necessidade de informar a população do Município de Dourados a respeito da situação epidemiológica dos casos de influenza, inclusive noticiar sobre a ocorrência de óbitos, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica esclarece que a situação atual é de controle sobre essa doença que ocorre em todo período de outono e inverno, sendo, portanto sazonal”, diz a nota.

Leia também:

-Morto por H1N1 em Dourados era de Douradina e havia informado endereço do irmão

Com base em fichas de notificação e exames realizados para comprovação dos casos, o Núcleo informou que Dourados tem atualmente 35 pacientes internados com suspeita da doença, 14 casos confirmados, cinco descartados e 16 sob investigação.

Uma mulher de 37 anos que morreu no mês passado, moradora em Dourados, ainda tem as causas do óbito investigadas.

“Até o momento não nenhum óbito de paciente de Dourados confirmado. Foi noticiado por esse Núcleo o óbito de um paciente de 59 anos, morador no Jd Água Boa de Dourados, porém logo depois a própria família (irmão) admitiu que o falecido havia omitido o verdadeiro endereço, dando então o endereço do irmão para facilitar seu atendimento em Dourados”, esclareceu o Núcleo.

“Na realidade, o falecido era morador de um sítio localizado no Município de Douradina. Portanto, o caso é do Município onde o paciente era morador e não de Dourados. Essa correção se faz necessária e urgente, tendo em vista que o município de origem deve ter o conhecimento e adote as medidas necessárias de busca de sintomáticos respiratórios, comunicantes do caso e realize as medidas de controle, além de tornar mais segura a informação epidemiológica dando-lhe a credibilidade necessária”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.