Pedágio na ponte de concreto na BR-262 sobre o Rio Paraguai terá reajuste

Concessionária responsável pela ponte disse que reajuste se faz necessário em decorrência do aumento nos custos de manutenção

  • Assessoria

A partir de 1º de janeiro de 2013 serão reajustados os valores do pedágio cobrado pela utilização, como meio de transposição da ponte rodoviária de concreto sobre o Rio Paraguai – BR 262 - trecho entre os municípios de Miranda e Corumbá. A resolução da Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes (Seop) deve ser publicada amanhã (20) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a resolução, o contrato da outorga da concessão para exploração mediante pedágio da ponte rodoviária de concreto foi assinado em 08 de dezembro de 2008 e até hoje teve apenas um reajuste sobre valores cobrados desde 10 de maio de 2001.  Ao longo desses anos, ocorreram altas significativas nos custos operacionais para a manutenção da ponte que geraram dispêndio de difícil suporte. Conforme o texto, os investimentos realizados pela concessionária, em decorrência de obrigações contratuais estabelecidas nos itens denominados "Trabalhos Iniciais e Melhoramentos" foram integralmente concluídos.

O pedágio será cobrado dos condutores ou proprietários de quaisquer espécies de veículos automotores, que utilizarem a ponte de concreto como meio de ultrapassagem do Rio Paraguai. Ficam isentos da cobrança do pedágio os condutores de veículos automotores de propriedade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive de suas autarquias e fundações, bem como dos veículos pertencentes aos Estados estrangeiros e destinados às suas representações diplomáticas. 

A tabela de pedágio por categoria de veículos será publicada no DOE.