Pernambuco tem 38% dos casos de microcefalia do Brasil

  • Leia Já
1.601 casos de microcefalia foram notificados em Pernambuco (Líbia Florentino/LeiaJáImagens)
1.601 casos de microcefalia foram notificados em Pernambuco (Líbia Florentino/LeiaJáImagens)

Com a epidemia do zika vírus, a situação de saúde pública no Brasil ainda é alarmante. Até o dia 20 de fevereiro já foram notificados, apenas no Estado de Pernambuco, 1.601 casos de microcefalia. Desse total de notificações, 620 casos, cerca de 38,7%, atendem a parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia, identificando a malformação no crânio de bebês medindo 32 centímetros ou menos.

No Brasil, já são 583 casos confirmados de bebês com microcefalia ou alterações no sistema nervoso central, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (23). Em Pernambuco, o estado com maior número de casos confirmados, já são - desde agosto do ano passado - 209 casos da deficiência confirmados, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES).

No Estado, também foram registrados 11 casos de bebês natimortos, quando o bebê morre dentro da barriga ou durante o parto, e sete que vieram a óbito logo após o nascimento. Apesar dos óbitos acontecerem num período crítico da saúde pública, a SES destacou que nenhum dos casos teve microcefalia como causa básica de morte. Os óbitos foram de residentes dos municípios de Recife (3), Ipojuca (3), Araripina (1), Belo Jardim (1), Bodocó (1), Caruaru (1), Floresta (1), Goiana (1), Ipubi (1), Olinda (1), Ouricuri (1), Petrolina (1), São Caetano (1) e São Lourenço da Mata (1).

Desde dezembro de 2015 até o dia 20 de fevereiro de 2016, 102 municípios do Estado já notificaram 1.893 casos de gestantes com exantemas. Desse total, 15 gestantes apresentam confirmação de microcefalia intraútero. De acordo com a SES, o exantema também não é indicativo que a mulher terá um bebê com microcefalia, já que outros fatores podem ter ocasionado as manchas vermelhas na pele como a rubéola, intoxicação, alergia ou alguma outra virose.

Em Pernambuco, o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz confirmou 58 casos de microcefalia relacionados ao vírus zika por detecção do anticorpo IgM no líquido céfalorraquidiano, encontrado no cérebro e medula espinhal. Os reagentes foram fornecidos pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC). Outros 12 casos deram negativos, totalizando 70 testes realizados.

Chikungunya e Zika

Entre os dias 3 de janeiro e 20 de fevereiro de 2016, já foram notificados 3.920 casos suspeitos de chikungunya em 127 municípios de Pernambuco. Desses, 154 já foram confirmados. No mesmo período, já foram notificados 2.840 casos suspeitos de zika e de acordo com a SES ainda não há confirmações de casos em 2016.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.