Pós-carnaval: agora é hora de repor as energias

  • Extra/Globo
Pós-carnaval: agora é hora de repor as energias (foto: Extra/Globo)
(foto: Extra/Globo)

Lá se foram dias de folia intensa. Acordar cedo, dormir tarde, comer mal e ingerir bebidas alcoólicas foi a rotina de muita gente nas últimas horas. Mas hoje, Quarta-feira de Cinzas, é dia de ajudar o corpo a se recuperar para voltar à vida normal. O cansaço depois da festa é natural, como explica o clínico geral do Hospital Quinta D'Or Arthur Martinez:

- Bebidas alcoólicas associadas ao forte calor podem acarretar em desidratação, levando à prostração, dores musculares e até a problemas mais sérios. Isso, somado ao esforço não usual dos blocos e do dia a dia do carnaval, já que muitos não praticam atividades físicas regulares, vai fazer com que todos fiquem muito desgastados.

A recuperação começa por boas noites de sono, com pelo menos oito horas de descanso, e alimentação adequada. Ingerir muito líquido é fundamental para combater a desidratação provocada pelo consumo exagerado de álcool.

- A quarta-feira é o dia de limpar o organismo. É interessante fazer o processo durante o dia inteiro, com alimentos saudáveis de fácil digestão, começando com um suco detox e, ao longo da manhã, ir comendo frutas, como banana com aveia, por exemplo - orienta a nutricionista da Policlínica Granato Glaucia Justo.

Na hora do almoço, a dica é fazer uma refeição colorida e bem leve.

- No prato pode ter batata doce com frango grelhado, salada verde, legumes como cenoura e beterraba, que têm carboidratos complexos. Dar uma variedade de cores no prato é o que vai garantir a reposição de vitaminas e minerais - complementa a especialista.

Risque do seu cardápio de hoje qualquer comida gordurosa ou industrializada porque são de difícil digestão e não vão ajudar na recuperação que o corpo precisa.

- Não consuma também molhos industrializados. Faça o próprio tempero. Descasque mais e desembrulhe menos - aconselha a nutricionista oncológica e ortomolecular do Centro de Excelência Oncológica Paula Pratti.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.