Prepare os casacos: inverno promete geadas e temperaturas negativas

O inverno, que começou ontem (20), às 18h34, promete ser de muito frio em Mato Grosso do Sul. De acordo com os meteorologistas, a previsão é de tempo seco, geadas e temperaturas negativas em diversas regiões do Estado.
A previsão é que os municípios de Ponta Porã, Amambai, Dourados, Paranhos, Jardim, Juti e Sete Quedas registrem temperaturas próximas de zero a cinco graus até valores negativos de temperaturas. Com alta umidade e temperaturas baixas, devem ocorrer geadas em locais baixos ou serranos do estado.
A previsão para os próximos meses é de quedas noturnas nas temperaturas, chuvas irregulares e mal distribuídas, nevoeiros e também fumaças, pois o período favorece as queimadas.
Nesta semana, as temperaturas sofrem leve declínio, principalmente no Pantanal, sul e sudoeste do Estado, e a sensação térmica pode chegar em torno de 5ºC. Segundo a Estação Meteorológica Uniderp-Anhanguera, episódios de madrugadas e manhãs frias, com temperaturas abaixo de 15ºC, devem ocorrer até o final do mês, com possibilidades de geadas na região entre Dourados e Sete Quedas. Nevoeiros são frequentes neste período.
Em julho, devem ocorrer chuvas abaixo da média na região norte e uma pequena redução dos níveis médios pluviométricos no sul, sudoeste e oeste do estado. Já nos meses de agosto e setembro, a região central do Estado tem alerta para estiagem superior a 25 dias. O período de início das chuvas, em setembro, pode atrasar ou ficar acentuadamente abaixo das médias no sul do estado.
O inverno acaba em 22 de setembro, às 10h21, com o início da primavera.