Produção de soja cresce 4,5% em MS na safra 2013/2014, diz entidade

A produção da temporada ficou abaixo das projeções iniciais

  • Agrodebate

A produção de soja cresceu 4,5% em Mato Grosso do Sul na safra 2013/2014 frente a 2012/2013, passando de 5,80 milhões de toneladas para 6,05 milhões de toneladas.

Os números finais do ciclo foram apresentados na segunda-feira (7), pela Associação dos Produtores do grão no estado (Aprosoja/MS), com base em informações do Sistema de Informação Geográfica (Siga).

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, Maurício Saito, a produção da temporada ficou abaixo das projeções iniciais da entidade que apontavam para a colheita de até 6,3 milhões de toneladas, mas, mesmo assim a quantidade produzida é recorde.

"O clima freou um melhor desempenho na colheita da soja, e não a ferrugem asiática e a Helicoverpa, graças a ações do produtor que se atualiza constantemente em relação às novas técnicas de manejo, cumprindo exemplarmente as recomendações realizadas pelas instituições de pesquisa", disse Saito, se referindo ao modo como as lavouras foram prejudicas pela escassez de chuva em alguns momentos e excesso em outros.

Números

Conforme a Aprosoja/MS, a produtividade média da safra foi de 46,3 sacas por hectare, 4% inferior as 48 sacas por hectare do ciclo passado. O município que obteve o melhor rendimento foi Chapadão do Sul, com média de 57 sacas por hectare e o de menor foi Douradina, com média de 30 sacas por hectare.

A cidade com maior produção foi Maracaju, com 683 mil toneladas e média de 45,5 sacas por hectare. A área cultivada com soja neste ciclo cresceu 10% no estado, passando de 1,98 milhão de hectares para 2,18 milhões de hectares e cerca de 65% da produção sul-mato-grossense já foi comercializada antecipadamente.