Saiba como identificar os sintomas da dengue

Existem duas variações da dengue, a clássica e a hemorrágica

  • Agência Brasil

Dores de cabeça, febre alta, moleza no corpo e manchas na pele. Se você está sentindo algum desses sintomas, pode estar com dengue. Os sinais da doença se manifestam a partir do terceiro dia após a picada do mosquito e duram, em média, de cinco a seis dias. Existem duas variações da dengue, a clássica e a hemorrágica. Os sintomas vão variar de acordo com o tipo de vírus que infectou o doente. Na dengue clássica, o infectado terá febre com início repentino, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. Náuseas, vômitos e cansaço extremo também são algumas consequências da doença. É comum o aparecimento de manchas na pele, semelhantes a do sarampo, principalmente no tórax e nos membros superiores.

Essa é a forma mais branda da dengue que pode atingir crianças e a adultos, mas raramente leva à morte. Já a dengue hemorrágica é mais severa e pode ser fatal. Os sintomas são os mesmos da dengue clássica, com algumas variações. A diferença é que quando a febre cessa, surgem novos sinais de alerta como dores abdomnais fortes, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida. Além desses sintomas, pode haver confusão mental, sede excessiva, dificuldades de respirar, sangramentos pelo nariz, boca e gengiva.

Na dengue hemorrágica, o quadro se agrava rapidamente, e o doente pode apresentar sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar à morte em até 24 horas. De acordo com o Ministério da Saúde, 5% das pessoas que contraem a dengue hemorrágica morrem. Ao observar o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde ou hospital mais próximo. Quem já contraiu a formação clássica da doença deve agir com rapidez quando perceber o reaparecimento dos sintomas, pois corre o risco de estar com dengue hemorrágica

Como a dengue é transmitida?

A dengue é uma doença transmitida por um vírus, assim como a gripe. Mas ao contrário de algumas doenças virais que podem ser contraídas pelo ar ou em um simples aperto de mão, o vírus da dengue precisa de um vetor para passar de uma pessoa para outra. O responsável por isso é o mosquito Aedes aegypti. Ao picar uma pessoa doente, o mosquito “armazena” o sangue infectado. Quando ele pica uma segunda pessoa, ela recebe o vírus que veio da primeira. Por isso a principal forma de combater a dengue é eliminando o responsável por transmitir o vírus.

Como identificar o mosquito da dengue?

O mosquito responsável pela transmissão da dengue é o Aedes aegypti. Ele é conhecido como “pernilongo rajado” porque tem listras brancas e pretas ao logo do corpo. Também é possível identificar o mosquito da dengue por suas patas que são compridas e finas – são seis ao total. Ele mede menos de 1 centímetro e costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. Não é possível perceber que foi picado porque, no momento em que ela ocorre, não provoca dor nem coceira.