Uso da pílula anticoncepcional pode ter consequências duradouras na satisfação marital

  • Sexo Oposto/Yahoo
Uso da pílula anticoncepcional pode ter consequências duradouras na satisfação marital

Escolher um parceiro enquanto você está tomando pílula anticoncepcional pode ter consequências duradouras na satisfação marital, afirma um novo estudo.

A descoberta mostra que mulheres que começam ou encerram a contracepção hormonal durante um relacionamento tendem a sofrer uma queda na satisfação sexual, de acordo com uma nova pesquisa publicada pelo jornal Proceedings of the National Academy of Sciences.

Mas o mais estranho é que, as mulheres que engataram com seus futuros maridos enquanto estavam sob controle de natalidade hormonal, e depois pararam de usar a medicação, também se tornaram menos satisfeitas com seus casamentos -- desde que seus maridos fossem menos atraentes que a média. Agora, se o esposo era um gato, elas se tornavam mais satisfeitas após parar de tomar hormônios, apontou o estudo.

“Tendo em vista que as mulheres tendem a priorizar a atração de maneira diferente quando estão ou não sob contracepção hormonal, imaginei que tomar ou não [a pílula] deveria afetar o quão felizes elas estavam com seus parceiros”, disse a líder do estudo, Michelle Russel, psicóloga da Universidade Florida State.

O efeito pode ocorrer porque a progesterona e o estrogênio presentes no controle de natalidade afeta a fertilidade das mulheres — consequentemente, o que elas estão buscando num homem, segundo a pesquisa. Estudos anteriores já haviam revelado que as mulheres preferem parceiros com aparência mais masculina quando estão ovulando. Em tese, embora ainda controverso, homens mais masculinos possuem bons genes, o que seria um benefício para a prole caso a mulher engravide.

Satisfação e a pílula

O trabalho de Russell indicou que mulheres que começaram a namorar seus maridos enquanto já tomavam a pílula, e continuaram tomando durante o casamento, se mostraram mais sexualmente satisfeitas. Em média, pelo menos, mais do que aquelas que tomavam quando o casal começou o namoro, mas abandonaram o contraceptivo após a lua de mel.

A descoberta sugere que as mulheres cujos ciclos menstruais são normais são mais intrigadas pela boa aparência e, desta forma, conseguem ampliar a satisfação após parar te tomar a pílula, desde que o marido seja bem apessoado, garante Russel. Em contrapartida, mulheres casadas com homens menos atraentes e que pararam de tomar a pílula, geralmente se tornam mais interessadas em rostos bonitos, e tendem a se desapontar com o do marido.

Estudo de longo prazo

O estudo acompanhou 48 casais durante quatro anos de casamento, além de outros 70 casais por um ano. Os pesquisadores aplicaram questionários sobre o uso de contraceptivo e nível de satisfação sexual e com o casamento — mas também contaram com “juízes” que não estavam envolvidos com o estudo para avaliar o grau de atração que os rostos dos maridos inspiravam em fotografias. O curioso é que, enquanto interromper o uso de contraceptivo hormonal afeta a satisfação, começar a tomar a pílula no meio do relacionamento não. Russel confessa: “Isso foi uma surpresa.”

“Pesquisas anteriores sugerem que o estrogênio é, em parte, responsável pelas preferências das mulheres sobre qualidades específicas em seus parceiros. E os contraceptivos hormonais variam na quantidade de estrogênio que contém”, explica a psicóloga. “Os efeitos que descobrimos podem ser mais ou menos fortes, dependendo da fórmula do medicamento.”

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.