Vacinação contra gripe continua para gestantes e puérperas

A continuidade da imunização para gestantes e puérperas é porque este grupo foi o que menos chegou perto da meta de imunização durante a campanha.

  • Assessoria
Vacinação contra gripe continua para gestantes e puérperas

A vacinação contra a gripe continua em Dourados para atender gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Além disso, as crianças até cinco anos de idade que já foram vacinadas devem tomar a segunda dose. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terminou dia 20 para os demais grupos de risco.

A continuidade da imunização para gestantes e puérperas é porque este grupo foi o que menos chegou perto da meta de imunização durante a campanha. 

Apenas 51,69% do público alvo de gestantes foram imunizados, assim como 58,24% das puérperas. A meta era atingir 80% dessa população. “Quem tiver incluída nesses grupos pode procurar as unidades para fazer a imunização”, explica a coordenadora do Núcleo, Carla Cristina Ribeiro.

Também estão garantidas vacinas para aplicação da segunda dose em crianças com até cinco anos de idade. Essa deve ser aplicada 30 dias após a primeira dose que. “Os pais que levaram os filhos para tomar a primeira dose, pode procurara a unidade para tomar a segunda dose, porque nós temos disponíveis para isso”, explicou Carla.

Além de pessoas privadas de liberdade, gestantes, puérpera e crianças, tomaram as doses durante a campanha povos indígenas, idosos, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas. Devido à quantidade de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde e a grande procura pelo público alvo da campanha, não será aberta a campanha para toda a população.

Se considerado todo o público alvo, o município atingiu a meta da campanha. Foram imunizados 89,59% das pessoas que estão incluídas nos grupos de risco, sendo que a meta era 80%. Contribuíram para essa proporção os idosos e trabalhadores de saúde, que foram os que mais procuraram as unidades para imunização.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.