73% dos músicos têm problemas de saúde mental, indica estudo

  • Terra
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Questões que envolvem saúde mental estão cada vez mais em voga no meio musical. Um estudo foi conduzido pela Record Union, plataforma de distribuição digital sueca, que ouviu 1.500 músicos independentes, neste ano, sobre questões envolvendo o assunto. Os resultados são preocupantes, na melhor das hipóteses.

De acordo com a pesquisa, 73% dos participantes sofrem de alguma doença mental, sobretudo os com idades entre 18 e 25 anos. As doenças mais citadas são depressão e ansiedade, além de ataques de pânico. Ainda segundo a frieza dos números da pesquisa, boa parte dos entrevistados aparenta buscar alternativas erradas para a resolução dos problemas. A seguir, uma trinca de percentuais alarmantes.

menos de 40% afirmaram terem buscado por ajuda profissional;

mais de 50% revelou se automedicar com remédios, álcool e drogas ilícitas;

apenas 19% dos entrevistados disseram ter apoio dentro da indústria musical.

Em conversa com o site Consequence Of Sound, o CEO da Record Union, Johan Svanberg revelou que "o estudo mostra que algo precisa mudar. Chegou a hora de que colocar o estado mental de nossos artistas na agenda, antes da busca pelos números dos streams e do sucesso comercial. Nós, enquanto indústria, devemos acordar e nos questionar: 'qual é a nossa responsabilidade nisso e o que podemos fazer para criar um clima mais saudável na música?'".

Sempre há uma saída

Se você [ou alguém que você conheça] está passando por algum momento que desperte tendências suicidas, não tenha receio de procurar ajuda. Além do apoio de familiares e amigos, você pode recorrer ao Centro de Valorização da Vida [CVV], a organização que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Importante: o número do telefone de contato do CVV é 188 e as ligações são gratuitas.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.