Chegada de refugiados da Ucrânia na Europa cai abaixo de 100 mil/ dia

Dez milhões de pessoas, ou um quarto da população, tiveram que deixar suas casas desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia

  • Portal R7/AFP)
Cerca de 90% dos que fugiram da Ucrânia são mulheres e crianças. (Foto:  AFP)
Cerca de 90% dos que fugiram da Ucrânia são mulheres e crianças. (Foto: AFP)

Quase 3,8 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde a invasão do exército russo em 24 de fevereiro, de acordo com a contagem da ONU divulgada neste sábado (26), mas o número de chegadas caiu drasticamente desde o início da semana.

No total, mais de dez milhões de pessoas, ou mais de um quarto da população, tiveram que deixar suas casas.

A ONU estima que existam cerca de 6,5 milhões de pessoas deslocadas internamente na Ucrânia.

3.772.599 refugiados

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) registrou exatamente 3.772.599 refugiados ucranianos em seu site, no sábado (26), por volta das 11:00 GMT. São 46.793 a mais que na sexta-feira anterior.

Desde 22 de março, o número de pessoas que fogem dos combates e das condições de vida cada vez mais difíceis na Ucrânia caiu abaixo de 100.000 por dia.

Desde a Segunda Guerra Mundial, a Europa nunca conheceu tais ondas de refugiados. Cerca de 90% dos que fugiram da Ucrânia são mulheres e crianças.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais de 1,5 milhão de crianças estão entre os refugiados.

Antes deste conflito, a Ucrânia era povoada por mais de 37 milhões de pessoas nos territórios controlados por Kiev, que não incluem a Crimeia (sul) - anexada em 2014 pela Rússia -, nem as áreas orientais - sob o controle de separatistas pró-Rússia desde o mesmo ano.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.