Cientistas descobrem chimpanzés que comem tartarugas como se fossem cocos

Chimpanzé quebra casco de tartaruga em árvore no Gabão

  • Page Not Found/Extra
Chimpanzé quebra casco de tartaruga em árvore no Gabão Foto: Reprodução/YouTube(MaxPlanckSociety)
Chimpanzé quebra casco de tartaruga em árvore no Gabão Foto: Reprodução/YouTube(MaxPlanckSociety)

Onívoros, chimpanzés comem de tudo um pouco: frutas, cupins, pequenos roedores e antílopes e até mesmo outros macacos. Mas ninguém tinha presenciado um chimpanzé comendo um réptil.

Até que cientistas descobriram um grupo de chimpanzés que vive no Parque Nacional Loango (Gabão). Os símios caçam e comem tartarugas. O comportamento é idêntico ao processo para comer coco. Os chimpanzés batem o casco da tartaruga em árvores até que ele rache.

Uma vez que o robusto casco se abre, o chimpanzé se delicia com a carne da tartaruga, conforme relato na revista científica "Nature".

Os líderes do estudo, Simone Pika, da Universidade de Osnabrück, e Tobias Deschner, do Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionária, destaram a engenhosa "técnica percussiva" dos chimpanzés.

"É conhecido há décadas que chimpanzés se alimentam da carne de variadas espécies, mas até agora o consumo de répteis não havia sido observado", disse Deschner. "O que é particularmente interessante é que eles usam uma técnica percussiva, que normalmente aplicam para abrir frutas com casca dura, a fim de chegar à carne de um animal que é praticamente inacessível a qualquer outro predador", acrescentou.

Chimpanzé se delicia com a carne de tartaruga cujo casco foi aberto como se fosse um coco

Chimpanzé se delicia com a carne de tartaruga cujo casco foi aberto como se fosse um coco Foto: Reprodução/Nature-Erwan Théleste

No total, dez exemplares da espécie foram vistos comendo tartarugas: oito machos e duas fêmeas. Alguns deles não eram fortes o bastante para quebrar o casco. Então entregaram o réptil para um chimpanzé mais forte. Neste caso, a carne é compartilhada.

O comportamento só é observado durante a época da seca na região africana, o que acrescenta mais mistério à curiosa dieta dos chimpanzés, pois a oferta de frutas é abundante nesse período.

Assista:



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.