Incêndio florestal faz nível de radiação em Chernobyl disparar

  • Extra/Globo
Incêndio florestal na zona de exclusão de Chernobyl, na Ucrânia - Foto: Yaroslav Yemelianenko / REUTERS
Incêndio florestal na zona de exclusão de Chernobyl, na Ucrânia - Foto: Yaroslav Yemelianenko / REUTERS

O nível de radiação na região de Chernobyl disparou no fim de semana por conta de um incêndio florestal que devastou 20 quilômetros de mata no local. Segundo Yegor Firsov, chefe do departamento de fiscalização ambiental da Ucrânia, a radiação medida no domingo foi aproximadamente 17 vezes maior do que os índices registrados normalmente no entorno da usina onde ocorreu o desastre nuclear de 1986.

No Facebook, Firsov alertou que "no centro do incêndio, as leituras de radiação foram de 2,3, quando o nível normal é 0,14". Segundo ele, porém, não houve registro desse aumento em outras regiões como a capital Kiev, distante apenas 100 quilômetros da zona de exclusão de Chernobyl.

Na segunda, de acordo com um comunicado do Ministério de Serviços de Emergência ucraniano, o incêndio já havia sido extinto e os níveis de radiação retornaram ao padrão. Autoridades acreditam que as chamas se formaram por negligência humana. "Provavelmente alguém colocou fogo na grama, que depois se espalhou pelas árvores", lamentou Firsov.

Anualmente a Ucrânia registra picos de incêndio florestais durante a primavera e o outono, grande parte é causada por ação humana, não natural. Em Chernobyl, as chamas são especia

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.