Inseto que tem 'gosto de bacon' é esperança em Madagascar contra a fome

  • Extra/Page Not Found
Foto: Divulgação/Seed Madasgar
Foto: Divulgação/Seed Madasgar

Um inseto com "sabor de bacon" pode ajudar a aliviar a crise de fome que devasta Madagascar. É nisso que está apostando uma instituição de caridade britânica que atua no país insular da África. A organização afirma esperar que a iguaria possa oferecer uma fonte de alimento nutritiva para milhares de pessoas se for produzido em massa.

O inseto é conhecido como sakondry. A SEED Madagascar, sediada no Reino Unido, está pilotando um projeto agrícola para fornecer os animais nativos aos moradores locais como alimento. Aqueles que já experimentaram o inseto dizem que ele tem um sabor incomum.

"Tem gosto de amendoim com bacon", disse ao "Metro" Lewis Kramer, coordenador de pesquisa de conservação.

A nação africana enfrenta anos de secas devastadoras que deixaram centenas de milhares de malgaxes, especialmente no Sul, com poucas opções de alimentos. Muitos se voltaram a plantas em grande parte não comestíveis.

A situação é desesperadora. Ano passado, o "Metro" registrou que pessoas estavam comendo "couro de sapato e cinzas misturados com tamarindo" em uma tentativa de matar a fome.

O Programa Mundial de Alimentos estima que cerca de 1,64 milhão de pessoas na ilha do Oceano Índico estejam com insegurança alimentar e precisam desesperadamente de assistência humanitária.

A agência da ONU acrescentou que está ciente de nativos que comem gafanhotos, frutos crus de cactos vermelhos e folhas silvestres – e diz que 334 mil estão enfrentando níveis emergenciais de insegurança alimentar.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.