Juiz do processo contra 'El Chapo' nega permissão para abraçar esposa

  • msn/AFP
Juiz do processo contra 'El Chapo' nega permissão para abraçar esposa

O juiz de Nova York que preside o processo contra o mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán, considerado o maior narcotraficante do mundo, negou nesta quinta-feira (8) seu pedido para cumprimentar e abraçar sua esposa na próxima terça-feira, quando realmente começar o julgamento.

"A corte é solidária com o pedido" do acusado, sua conduta sob duras condições de prisão "foi exemplar" e "mostrou uma graça considerável sob pressão", disse o juiz Brian Cogan em uma carta.

Mas as restrições já impostas a todo contato com sua mulher, Emma Coronel, de 29 anos, têm como objetivo "impedir que o acusado coordene qualquer fuga da prisão ou dirija um ataque contra pessoas que possam estar cooperando com o governo", afirmou.

"Isso é especialmente verdadeiro na véspera do julgamento, quando o acusado pode se dar conta ainda mais da realidade das consequências que enfrenta se for condenado, e sua motivação para fugir ou ameaças a testemunhas pode ser maior", indicou o magistrado. 
Emma Coronel, mulher do traficante mexicano Joaquín  
Emma Coronel, mulher do traficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán, em 26 de junho de 2018

"El Chapo" tinha pedido ao juiz que tomasse um "gesto humanitário" e lhe permitisse cumprimentar brevemente sua esposa na próxima terça-feira, "talvez um abraço".

Acusado de traficar 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos ao longo de 25 anos e protagonista de duas fugas espetaculares de prisões mexicanas, "El Chapo", de 61 anos, foi extraditado há quase dois anos e pode pegar prisão perpétua.

Desde então, a Justiça não lhe permite receber visitas de sua mulher Emma Coronel, que assistiu a quase todas as suas audiências na corte. Eles tampouco podem se falar ao telefone.

O ex-chefe do cartel de Sinaloa, que foi o homem mais procurado pelos Estados Unidos durante anos, recebe apenas seus advogados na prisão de Manhattan, onde está isolado 23 horas por dia, bem como suas filhas gêmeas de 7 anos, mas sempre com uma barreira de vidro entre eles.

"Pode ser um breve abraço na corte diante do todo mundo, separados pela barreira. O processo total não levaria mais que dois segundos", tinha indicado a advogada de "El Chapo".



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.