Peixe 'sorridente' passa por tratamento odontológico

  • Page Not Found/Extra
Goldie passa por procedimento odontológico Foto: Reprodução/Facebook(Sandhole Vets)
Goldie passa por procedimento odontológico Foto: Reprodução/Facebook(Sandhole Vets)

Uma fêmea de baiacu "sorridente" teve que recentemente passar por um tratamento odontológico de emergência depois que seus dentes ficaram tão grandes que ela não conseguia comer.

O dono de Goldie, a baiacu-de-espinho, Mark Byatt, de 64 anos, levou-a às pressas para os veterinários em Kent (Inglaterra), depois de perceber que ela estava perdendo peso porque seus dentes longos a impediam de comer adequadamente.

Médicos do Sandhole Veterinary Center, em Snodland, confirmaram que os dentes do baiacu de 5 anos precisavam ser serrados, contou reportagem do "Guardian". Eles a sedaram usando uma tigela de água cheia de uma solução anestésica suave, para que pudessem cortar cerca de 2,5cm dos seus dentes.

"Os dentes do baiacu são conhecidos como bicos e crescem continuamente ao longo da vida", disse o cirurgião veterinário Daniel Calvo Carrasco, especialista em cuidar de animais exóticos. "Eles geralmente são mantidos curtos naturalmente, pois estão desgastados em sua dieta regular de alimentos com casca dura, mas, embora esses alimentos sejam fornecidos em seu ambiente doméstico, ela não é tão ágil em comê-los quanto seus outros companheiros de tanque. Como resultado, seu bico superior cresceu a ponto de dificultar sua capacidade de comer de forma eficaz", acrescentou.

Para acalmar Goldie durante o procedimento, que durou uma hora, a água foi mantida bem oxigenada.

"Isso significava que ela ainda estava respirando bem o tempo todo, mas conseguiu ficar por breves períodos fora da água sem ficar muito estressada", comentou o veterinário.

Goldie passa por procedimento odontológico
Goldie passa por procedimento odontológico Foto: Reprodução/Facebook(Sandhole Vets)

A enfermeira veterinária Debbie Addison segurou Goldie em uma toalha úmida para evitar que ela secasse – e fornecer uma camada de proteção se o modo defensivo de Goldie fosse ativado. Quando se sentem ameaçados ou angustiados, os baiacus podem inflar para dobrar seu tamanho para deter predadores.

O procedimento, no qual foi usada uma ferramenta com ponta de diamante, foi um sucesso, e Goldie voltou para casa duas horas depois do término, quando já estava totalmente recuparada do efeito da anestesia.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.