Polícia se desculpa e indeniza professora após agentes a ridicularizarem em revista: 'Calcinha fedorenta'

  • Page Not Found/Extra
Policial ridiculariza professora em delegacia: 'É a calcinha dele', diz ele sobre 'fedor' (Foto: Reprodução)
Policial ridiculariza professora em delegacia: 'É a calcinha dele', diz ele sobre 'fedor' (Foto: Reprodução)

A Polícia Metropolitana (Met) da Inglaterra foi obrigada a pedir desculpas e pagar indenização a uma professora pelo uso de "linguagem sexista, depreciativa e inaceitável" por parte de policiais quando foi revistada.

"Que fedor é esse? Ah, é a calcinha dela", disseram policiais de uma delegacia de polícia do nordeste de Londres depois que Konstancja Duff foi pressionada no chão e suas roupas foram cortadas com uma tesoura por três agentes do sexo feminino.

A Met pediu desculpas à professora assistente de Filosofia da Universidade de Nottingham (Inglaterra), depois que o vídeo da CCTV capturando as conversas dos policiais foi divulgado como parte de uma ação civil contra a força, segundo reportagem do "Guardian".

O incidente ocorreu em maio de 2013, na região de Hackney (Londres), mas só agora o caso foi encerrado. Ela foi acusada de intervir na prisão de um adolescente de 15 anos quando lhe entregou um cartão listando seus direitos legais. De acordo com a polícia, o jovem tinha uma faca escondida em uma das meias.

Na delegacia, terminada a busca, um policial do lado de fora de sua cela pergunta às policiais:

"Não encontraram nada de desagradável nela, senhoras?"

Uma mulher responde: "Muito cabelo."

Dois policiais são vistos vasculhando os pertences da professora, antes de um indagar:

"Desculpe, desculpe, que fedor é esse?"

Outro responde:

"Ah, é a calcinha dela, sim?"

Um terceiro agente acrescenta:

"Ah, eu me sinto nojento; vou precisar de um banho".

Um colega responde: "Você precisa se desinfetar."

O caso se arrastou, até que foi revisto em outubro do ano paassado, após um painel em 2018 inocentar os agentes, e concluído recentemente.

"Gostaria de aproveitar esta oportunidade para me desculpar sinceramente e sem reservas pela linguagem sexista, depreciativa e inaceitável usada sobre você e por qualquer aborrecimento e angústia que isso possa ter causado", disse o inspetor Andy O'Donnell. "Espero que a resolução desta reclamação e o reconhecimento do impacto do que aconteceu naquele dia permitam que você deixe esse incidente para trás", concluiu.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.