Tiroteio em festival gastronômico deixa quatro mortos e 15 feridos

  • Extra/Globo
Foto: Reprodução / Twitter
Foto: Reprodução / Twitter

Ao menos três pessoas morreram e 15 ficaram feridas após um homem abrir fogo contra os participantes de um festival gastronômico na cidade de Gilroy, na região central da Califórnia, neste domingo. Segundo as autoridades, o suspeito foi atingido pelos policiais em menos de um minuto, elevando o total de mortos para quatro. Um cúmplice está sendo procurado pela polícia.

— Temos um suspeito que está morto, e algumas testemunhas identificaram um segundo suspeito, mas não sabemos se esta pessoa estava diretamente envolvida no tiroteio ou se tinha um papel de apoio — disse Scot Smithee, xerife local, em entrevista coletiva.

As autoridades ainda não revelaram mais informações sobre o motivo dos crime ou sobre a identidade das vítimas, mas o jornal local San Jose Mercury Times identifica um dos mortos como Stephen Romero, de 6 anos. A mãe e a avó do menino também foram baleadas, mas não correm risco de morte.

De acordo com a imprensa local, mais de dez ambulâncias foram enviadas para a área. Nas redes sociais, um vídeo mostra pessoas correndo para se proteger depois de ouvir os disparos. Segundo a rede NBC News, testemunhas disseram que o atirador seria um homem branco, teria 30 anos e usava um rifle. Seu nome ainda não foi revelado pela polícia.

— Estávamos saindo e vimos um homem com uma bandana amarrada na perna porque ele havia levado um tiro. E havia pessoas no chão, chorando — disse Evenny Reyes, de 13 anos, ao San Jose Mercury News.

Shawn Viaggi, que trabalhava próximo ao palco do festival, disse ao jornal californiano que ouviu tiros e viu balas atingindo o chão:

— Eu disse: "É uma arma de verdade, vamos sair daqui." E nos escondemos debaixo do palco.

O presidente americano, Donald Trump, se manifestou sobre o ataque em sua conta do Twitter, pedindo para que as pessoas procurasse ficar em segurança.

"Agradeço aos serviços de emergência que estão no local dos acontecimentos em Gilroy e penso nos feridos pela violência sem sentido", twittou a senadora californiana Kamala Harris, uma das pré-candidatas à Presidência pelo Partido Democrata.

O tiroteio aconteceu no último dia do 41º dia do Festival do Alho — um dos festivais gastronômicos mais famosos dos EUA. A celebração de três dias comemora a colheita do alimento com comidas, bebidas, shows e gincanas.

A festa também é o maior evento de arrecadação de fundos para escolas, organizações não governamentais e clubes de Gilroy, segundo o San Jose Mercury Times. Desde a primeira edição, em 1979, já foram arrecadados mais de US$ 11.700.000 (cerca de R$ 44.226.000,00).




Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.