Pente-fino na PED apreende drogas, facas, celulares e cachaça

Pente-fino na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) apreendeu na manhã desta quinta-feira, 33 facas artesanais, 46 celulares, 38 papelotes de cocaína, 19 porções de maconha e 8 garrafas pets com cachaça.
A ação ocorreu no raio 2, local onde estão os detentos ligados a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). A Tropa de Choque de Campo Grande foi acionada para comandar os trabalhos. No raio havia ameaça de rebelião, o que teria motivado o pente-fino, embora a polícia nega e diz que a ação foi de rotina.
Conforme ocorrência, os trabalhos foram comandados pelo Tenente Mense, sendo realizado nos pisos inferior e superior do raio 2.
Durante revista em uma das celas, a de número 27, com 21 detentos, foi encontrado um conversor de TV não compatível com os materiais permitidos. Foi indagado pelo agentes penitenciários sobre de quem era o aparelho e nenhum dos internos assumiu.
Com isso, todos foram encaminhados para o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado). Passado um certo período, um dos internos assumiu a autoria do aparelho e o restante retornou para a cela, porém, conforme o boletim de ocorrência, voltaram alterados.
Após fechar a cela, os detentos passaram a xingar os policiais e agentes penitenciários e arremessaram pedras, pedaço de madeiras e líquidos não identificados. Também bateram portas e gritaram, incitando a massa carcerária a um motim.
Durante o ato de arremessos de objetos, um pedaço de madeira e um líquido viscoso não identificado atingiram o comandante da operação. Vários internos foram encaminhados à delegacia após o episódio.
Agentes penitenciários da PED vem recebendo informações sobre a ocorrência de motim no local. No presídio estão cerca de 2.700 detentos, quantidade superior a quatro vezes a capacidade.