PF deflagra Operação Harpócrates II no combate ao contrabando em MS

PF investiga organização criminosa especializada em contrabando de produtos importados do Paraguai.

  • Assessoria/PF-MS
Foto: Assessoria/PF-MS
Foto: Assessoria/PF-MS

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram hoje (26/5) a Operação Harpócrates II, com a finalidade de desarticular organização criminosa especializada na prática de condutas que configuram delitos como descaminho de produtos eletrônicos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

O esquema criminoso investigado possui, resumidamente, a seguinte dinâmica: lojistas de Campo Grande/MS se utilizam de doleiros para enviar dinheiro para fornecedores de mercadoria situados no Paraguai; em seguida, promovem a entrada de produtos eletrônicos no Brasil, sem, entretanto, realizar o pagamento do imposto devido; são utilizadas empresas de fachada para expedir notas fiscais para justificar a entrada das mercadorias; por fim, esses equipamentos são revendidos no mercado nacional.

A investigação iniciou-se em 21 de novembro de 2019 e durante o seu curso foram realizadas apreensões de mercadorias descaminhadas, bem como, investigada a situação patrimonial dos envolvidos.

Os trabalhos contam com a participação de cerca de 62 Policiais Federais e 10 servidores da Receita Federal. Na data de hoje estão sendo cumpridos 1 mandado de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão, sendo 13  em Campo Grande/MS e 1 em Chapadão do Sul/MS, além do sequestro de 2 imóveis, 3 veículos e valores eventualmente existentes em contas bancárias de quatro investigados.

Destaca-se que em razão da atual crise de saúde pública, foi adotada logística especial de prevenção do contágio com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.