68 cidades de MS receberão recursos para UBS 's

Pedidos precisam ser enviados via internet para o Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde já está recebendo os projetos das prefeituras municipais de municípios sul-mato-grossenses para atender demandas da área de saúde básica. O Governo Federal vai priorizar projetos para adequações de forma a nivelar e otimizar o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Dados da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde revelam que existem cidades em que não é mais possível construir postos e em outras é necessária a aquisição de equipamentos. “A ideia do Governo é nivelar isso, a seleção que vai ser feita agora pretende atender os municípios conforme a demanda de cada um” explica o Deputado Marçal Filho (PMDB/MS) que é relator do Orçamento da União para a Saúde em 2014.

Marçal vem mantendo reuniões no ministério para garantir que os projetos das cidades de MS sejam analisados e aprovados. Além disso o Deputado tem subsidiado as prefeituras municipais no ato de cadastramento dos pré-projetos e propostas “Se depender de gestão política nenhum dos 68 municípios sul-mato-grossenses vai ficar de fora desse programa. Até porque em MS, assim como em outros estados, a saúde pública já saiu da seara de emergência e foi, ou não foi ainda por falta de leito, para a UTI” salienta o parlamentar.

Segundo o Deputado para algumas cidades o programa está aberto para o pleito de todas as modalidades de intervenções: Aparelhamento, Reformas/Ampliação e Construção das UBS’s e para outros apenas algumas, ou uma somente, dessas modalidades. “Isso porque o Ministério da Saúde se guiou por um estudo, realizado pela Pasta, da demanda real de cada cidade. De modo que em alguns municípios construir mais um PSF é onerar mais do que ajudar o município, então nestes casos aquisição de equipamentos e reformas são as ações mais indicadas” explica o Parlamentar.

Marçal colocou seu gabinete em Brasília à disposição dos municípios de MS que ainda tenham dúvidas sobre os procedimentos para pleitear os recursos. Informações podem ser pedidas através dos telefones – 61-32155448/3448 ou por e-mail: [email protected], as cidades de MS que podem apresentar projetos são Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreia, Bandeirantes, Bataguassu, Bataiporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilandia, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Juti, Ladario, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selviria, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.