Audiência definirá cursos do Instituto Federal de Dourados

Evento será realizado pelo Deputado Marçal Filho e IFMS

O Deputado Federal Marçal Filho (PMDB/MS) anunciou que, no dia 07 de dezembro próximo, promoverá em parceria com o o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS, a Audiência Pública Oficial para definição dos cursos que serão oferecidos pelo Instituto Federal de Dourados – IFD (a Escola Técnica Federal de Dourados). Segundo o Parlamentar o evento é uma exigência do Ministério da Educação – MEC. “É mais um capítulo que temos que escrever para a realização desse que é um sonho de todos nós douradenses. Agora falta pouco” apontou Marçal.

A luta do Deputado Marçal Filho para que Dourados recebesse o Instituto, dentre outras ações, foi marcada pela realização de eventos semelhantes que contaram com a participação de todos os segmentos da sociedade douradense e da região. Desde que retornou à Câmara, em 2009, o Parlamentar, percebendo o equívoco de lideranças anteriores, buscou junto ao Governo Federal corrigir o erro de exclusão da 2ª maior cidade de Mato Grosso do Sul, dos dois planos de extensão da educação técnica e profissionalizante anteriores.

Para isso, Marçal manteve contato direto com o MEC e com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, na pessoa do Reitor Marcus Aurélius Stier Serpe. No ano seguinte, Marçal instituiu, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Ténico e Profissionalizante, a qual preside, e o que lhe rendeu, ainda, a missão de articular a aprovação, no Congresso nacional, do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), missão esta que lhe foi incubida pela Presidente Dilma Rousseff em ocasião do lançamento do Programa.

O Deputado aproveitou para convocar novamente a todos os segmentos direta ou indiretamente interessados no assunto, a participarem da Audiência Pública que vai acontecer no dia 07 de dezembro, no Auditório da OAB de Dourados com abertura marcada para as 18hs.

Desenvolvimento

O Instituto Federal de Dourados já tem garantidos 30 profissionais de ensino. Esse número deve aumentar até a implantação dos cursos. “Tenho buscado junto ao MEC e ao Governo Federal a disposição de mais profissionais para o IFD, levando em conta que a nossa demanda é demaseado grande” informa o parlamentar.

Não é de hoje que o gargalo da qualificação de mão de obra em Dourados e região tem trazido perdas para a economia do município que hoje importa profissionais de outros estados e países. “Gastamos recursos quando damos incentivos fiscais para que empresas e indústrias se instalem em Dourados. Isso devia voltar paranós em melhorias quando da geração de postos de trabalho, o que não ocorre por falta de mão de obra qualificada” explica Marçal. E continua “Com nosso Instituto atrairemos mais empresas, industrias e negócios” conclui.

Por outro lado a movimentação econômica que o IFD vai gerar em Dourados gira em torno de mais de R$ 1 milhão de reais o que reflete diretamente no desenvolvimento do município. Para Marçal em questão de pouco tempo Dourados vai poder sentir os bons ventos do desenvolvimento soprarem “Com o Instituto o douradense vai ter mais emprego, e assim, mais dignidade” ressalta.