Com proibição de celular, colinha pode ajudar a lembrar números de candidatos nas eleições

Foto: Divulgação, TSE
Foto: Divulgação, TSE

O uso de celulares no momento da votação é proibido durante as eleições, devido a isso a famosa ‘colinha’ se tornou uma das formas do eleitor não esquecer o número de seus candidatos. 

O Tribunal Superior Eleitoral publicou uma nota incentivando os eleitores a levar para a cabine de votação um papel com os números de seus candidatos e candidatas escolhidos.

Conforme o TSE, “o uso da cola no dia da eleição torna mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, além de contribuir para reduzir as filas de votação”.

No portal do TSE é possível acessar um arquivo pronto da colinha para impressão. Basta fazer o download, imprimir, e anotar o número com os quais candidatas e candidatos serão identificados na urna. Também é possível anotar os números em papel comum e levar para a cabine de votação.

Para quem deseja apenas anotar os números em um papel avulso, é importante se atentar na ordem dos cargos, para não ocorrer confusão no momento de escolher o candidato. Nas Eleições 2022, estão em disputa cinco cargos eletivos, que devem ser escolhidos nesta ordem:

  • deputada ou deputado federal (quatro dígitos);
  • deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos);
  • senadora ou senador (três dígitos);
  • governadora ou governador (dois dígitos);
  • presidente da República (dois dígitos).


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.