Deputados federais se reúnem hoje com ministro da justiça para tratar da questão indígena

Marçal Filho afirma que somente o governo federal tem o poder e as condições necessárias para resolver o problema

Na tarde desta terça-feira (04), às 16h (horário de Brasília), os deputados federais se reúnem com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar da questão indígena em Mato Grosso do Sul, onde índios e fazendeiros disputam de forma violenta a posse de diversas áreas.

Segundo o deputado federal Marçal Filho (PMDB-MS), a bancada irá exigir providências urgentes do governo federal para resolver a questão de forma imediata. “A fatalidade ocorrida em Sidrolândia já era uma tragédia anunciada, nós já havíamos alertado o governo sobre a iminência de conflitos armados envolvendo a disputa de terras entre ruralistas e indígenas”, disse.

Marçal disse também que a necessidade de uma solução urgente é extrema necessidade, a fim de garantir a paz e acabar com o clima de guerra nas regiões onde existem terras em litígio. “A questão é de responsabilidade do governo federal e só ele tem a autonomia e as prerrogativas necessárias para colocar um ponto final nesta história. Contudo, a solução deve prezar pelo equilíbrio, é preciso chegar a um denominador comum para que ambas as partes tenham a maior parte dos seus interesses atendidos”, complementou.

O parlamentar ressaltou que ainda é tempo para se evitar novos derramamentos de sangue, como o ocorrido recentemente em Sidrolândia, onde um índio morreu durante confronto com a polícia. Houve ainda o caso de Douradina, onde um produtor rural foi brutalmente assassinado por indígenas que invadiram sua propriedade.