Dilma diz que aeroportos do país ‘dão de sobra’ para a Copa

A presidente Dilma Rousseff minimizou os atrasos em obras de infraestrutura para a Copa do Mundo e disse que os aeroportos do país “dão conta de sobra” para o mundial, que inicia dentro de dois meses em 12 capitais. Dilma falou sobre os atrasos no cronograma estabelecido pelo governo durante inauguração de um emissário para escoamento de esgoto que funcionará integralmente apenas em março de 2015, em Porto Alegre.

Dilma citou como exemplo os terminais de Brasília e da cidade visitada, que estão com os projetos de ampliação atrasados em relação ao cronograma estabelecido pelo governo.

"Em Porto Alegre, os terminais 1 e 2 dão conta de sobra para a Copa. Não dão conta para a população, que antes nem entrava num aeroporto e agora entra. Estamos de olho nessa expansão de demanda. Em Brasília a mesma coisa: vamos entregar o Píer Sul agora e dá com sobra para a Copa. Mas nós temos que aligeirar (as ampliações) porque cada vez mais, a cada ano, mais gente usa aeroporto e por isso nós temos que expandir. As obras, rigorosamente falando, atendem a Copa, mas elas não são para a Copa. Elas são para o povo deste país", disse.

A presidente também participou de formatura de várias turmas do Pronatec. Dilma lembrou que os projetos sociais do governo são bancados pelos impostos e que o dinheiro que se arrecada “tem que voltar para o povo brasileiro”. A presidente lembrou que o programa de ensino técnico, que tem como meta 8 milhões de matrículas até o final de 2014, “não é um favor”.

"Só é gratuito (o Pronatec) porque o povo brasileiro paga imposto e ele tem de ser devolvido. Indiretamente, é um curso que vocês pagam", declarou aos formandos no Salão de Atos da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).