Marçal anuncia novidades para o Instituto Técnico Federal de Dourados

Deputado informou que no próximo mês serão escolhidos os cursos que a instituição irá oferecer

O deputado federal Marçal Filho (PMDB) anunciou neste final de semana que no próximo mês Dourados deve escolher os cursos que serão oferecidos pelo Instituto Federal de Ensino Profissional e Tecnológico de Dourados (IFD) “A definição de quando promoveremos a Audiência Pública é prerrogativa do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Para isso, venho mantendo contato com a Reitoria na pessoa do amigo o magnífico Reitor professor Marcus Aurélius Serpa” esclarece Marçal. O Deputado também comemorou o adiantado do processo de escolha dos profissionais que atuarão no IFD. “Já tivemos destacados 30 profissionais para o quadro efetivo da nossa Escola Técnica, mas, este número deve aumentar. Vou continuar trabalhando na Câmara para que o nosso Instituto seja reconhecido na sua demanda” apontou o Deputado.

Essa nova informação coroa ainda mais os esforços do deputado Marçal Filho para garantir a instalação do Instituto Federal de Ensino Profissional e Tecnológico em Dourados. “Iniciei este trabalho logo que voltei à Câmara Federal e notei a necessidade de corrigir uma grave distorção no Plano de Expansão do Ensino Técnico e Profissionalizante, que havia deixado nossa cidade de fora dos dois processos de expansão anteriores e, mais grave, nenhum parlamentar com mandato na época se preocupou em impedir isso”, lembra Marçal.

Com a mobilização para inserir Dourados na segunda etapa do Plano de Expansão do MEC, surgiu a ideia de se criar uma Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante. “Quando conseguimos apoio para lançar a frente no Congresso Nacional, os deputados e senadores me elegeram para a presidência e, desde então, tenho atuado com firmeza para levar o ensino técnico profissionalizante para outras cidades de Mato Grosso do Sul, como fiz com Naviraí e Jardim, bem como para outros Estados brasileiros”, explica.

Essa cruzada de Marçal Filho em defesa do ensino técnico recebeu apoio incondicional do secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, professor Eliezer Moreira Pacheco, que deu suporte para todas as iniciativas. Com foco voltado para Dourados, o deputado reuniu lideranças de classe no dia 21 de janeiro de 2011 para debater a implantação da Escola Técnica Federal e definir a pauta da audiência pública que aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2011, na Câmara Municipal, com a presença de representantes dos segmentos da educação, sociedade civil e comércio. A audiência pública, que contou com a presença do reitor professor Marcus Aurélius Serpa, norteou os rumos da implantação do Instituto Federal em Dourados.

Em maio do ano passado, durante solenidade no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff convocou o deputado Marçal Filho para mobilizar o Congresso Nacional a aprovar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o que acabou acontecendo no mesmo ano. Em junho deste ano, o deputado participou da assinatura do documento de doação de terreno para a construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em área localizada nas proximidades do Jardim Canaã I. Agora, Marçal Filho e o reitor Marcus Aurélius Serpa, preparam a audiência pública onde serão, enfim, anunciados os cursos técnicos federais que vão garantir a formação de mão-de-obra especializada em Dourados.