Marçal cobra do Mapa recursos para atender pequenos agricultores

Emendas asseguradas pelo deputado para garantir aquisição de patrulhas mecanizadas ainda não foram empenhadas pelo Ministério da Agricultura

O deputado federal Marçal Filho (PMDB) bateu às portas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para cobrar o empenho das emendas de mais de R$ 1 milhão que ele assegurou ao Orçamento Geral da União (OGU), ainda em 2012, com o objetivo de atender as demandas dos pequenos agricultores de municípios sul-matogrossenses. Os recursos são esperados para aquisição de patrulhas mecanizadas e obras importantes em estradas vicinais de Rio Brilhante, Laguna Carapã, Glória de Dourados e Vicentina. “Assegurei esses recursos com o objetivo de atender pedidos feitos pelos assentados e pequenos agricultores da agricultura familiar”, ressalta Marçal Filho.

O deputado enfatiza que o Mato Grosso do Sul é um celeiro de alimentos e precisa de maior infraestrutura governamental. “A economia do Estado baseia-se na produção agrícola e pecuária, mesmo porque nosso Estado possui vocação para o agronegócio”, comenta. “A infraestrutura existente e a localização geográfica permitem ao Estado exercer o papel de centro de redistribuição de produtos oriundos dos grandes centros consumidores para o restante da região Centro-Oeste e a região Norte do Brasil”, analisa o parlamentar.

Marçal Filho ressalta que os recursos visam o atendimento às comunidades rurais mais pobres, agricultores familiares e associações de Mato Grosso do Sul. “Nosso objetivo é fazer com que essas patrulhas mecanizadas assegurem a implantação de projetos para o aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos agropecuários e a sua comercialização; destina-se a apoiar a aquisição de máquinas, equipamentos e implementos para atender serviços de recuperação de solos, preparo de áreas de plantio, terraços, obras de drenagem e irrigação”, aposta Marçal Filho.

Além de assegurar recursos para o setor rural em de Rio Brilhante, Laguna Carapã, Glória de Dourados e Vicentina, o deputado Marçal Filho também garantiu, junto ao então ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, recursos da ordem de R$ 350 mil para aquisição de patrulhas mecanizadas para Dourados em 2012. "Neste ano, já asseguramos junto á Casa Civil que os recursos fossem pagos também para Dourados, o que não ocorreu até o presente momento devido ao município estar inadimplente junto à União. De acordo com o deputado, a pendência da Prefeitura de Dourados consta no CAUC e está relacionada ao item 4.4, que se refere à regularidade previdenciária.

Marçal lembra que o compromisso dele com a agricultura familiar vem desde o primeiro mandato, quando ele assegurou os recursos para que o então prefeito Braz Melo criasse em Dourados o projeto piloto da Agrovila Formosa. Na época, quando o governo federal abriu crédito para os programas de agrovila, o deputado procurou o prefeito e recebeu a garantia que caso ele providenciasse os recursos federais em Brasília, o município doaria a área para a criação da Agrovila Formosa e, em contrapartida, o governo do Estado, por intermédio da extinta Agraer, iria assegurar a assistência técnica às famílias beneficiadas. “Não pensei duas vezes e bati às portas do governo federal com uma emenda parlamentar que foi empenhada ainda naquele ano e no ano seguinte, a Agrovila Formosa tornou-se realidade”, lembra Marçal Filho.

Na semana que passou, o deputado Marçal Filho também aproveitou a oportunidade em que esteve acompanhado do líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para convidar o novo ministro do Mapa, que é seu colega na Câmara Federal, Antônio Andrade, a prestigiar a abertura 49ª Feira Internacional de Dourados, que acontecerá em maio.