Marçal Filho defende mais recursos para a saúde pública

O parlamentar se declarou favorável à proposta do governo de trazer médicos de fora como uma das alternativas para melhorar a saúde no País

O deputado Marçal Filho (PMDB-MS) defendeu em Plenário a liberação de mais recursos do governo federal para a saúde. De acordo com o parlamentar, a área é “de longe” o maior problema do País atualmente. “A saúde é a prioridade para a maioria esmagadora da população brasileira. Muito longe da reforma política, para a população, está a necessidade da melhoria do sistema de saúde pública”, afirmou o deputado. Na avaliação de Marçal Filho, que é relator setorial da área para o Orçamento de 2014, o Brasil é um dos países que menos investem em saúde pública no mundo.

O deputado relatou que existem diversos problemas que comprometem a gestão da área no País, como a má administração e as fraudes.“Eu não vi, com toda sinceridade, nem um jovem, nem um idoso, nem uma criança pedindo plebiscito ou reforma política; vi, sim, pedindo o fim da corrupção, melhor uso do dinheiro público, saúde de qualidade e melhorias na área de educação”, afirmou.

Marçal destaca que existe a necessidade de se fazer a reforma política, mas a prioridade deve ser a promoção de melhorias na área da saúde. O parlamentar se declarou favorável à proposta do governo de trazer médicos de fora como uma das alternativas para melhorar a saúde no País. Segundo ele, 15% dos municípios brasileiros não têm um único profissional de saúde.“A questão precisa ser resolvida, não interessa de que forma. Não adianta ideologizar o processo. Vamos aplaudir qualquer medida que possa melhorar a situação.” conclui.