Marçal se reúne com Ministro e pede modernização do aeroporto municipal

Marçal foi colega de Moreira Franco durante seu primeiro mandato na Câmara, entre 1996 e 1999

O deputado Marçal Filho (PMDB/MS) esteve na semana passada com o ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, com quem discutiu aspectos relacionados à medida e a modernização do aeroporto de Dourados e pediu fortalecimento da aviação civil em todo Mato Grosso do Sul. “Nossos aeroportos, em especial o de Dourados, ainda não alcançaram estrutura suficiente para atender a demanda regional, expliquei isso ao ministro e ele prontamente acolheu as revindicações”, explicou o parlamentar.

Marçal foi colega de Moreira Franco durante seu primeiro mandato na Câmara, entre 1996 e 1999. Para exemplificar o deputado lembrou a falha que ocorreu na última semana, quando uma aeronave não conseguiu pousar no aeroporto de Dourados. Segundo informações oficiais, o fato ocorreu devido à falta de luminosidade – rompimento de um cabo elétrico no transformador que alimenta a iluminação da pista foi o responsável. Dezenas de pessoas que embarcariam no voo tiverem seus compromissos cancelados.

No ano passado foi publicada uma Medida Provisória – MP 600, que regulamenta o uso do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), com isso foram criadas novas regras para investimentos em aeroportos. “Essa é mais uma ferramenta que possibilitará a transferência de recursos e a expansão da aviação regional, vamos continuar acompanhando para que o maior número possível dos aeroportos do Mato Grosso do Sul sejam beneficiados”, contou Marçal.

Para fortalecer e ampliar a malha de aeroportos regionais, o Governo Federal vai investir R$ 7,3 bilhões na primeira etapa do plano de aviação regional. Serão contemplados nessa primeira fase 270 aeroportos regionais.

As medidas permitirão aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao passageiro, agregar novos aeroportos à rede de transporte aéreo regular, aumentar o número de rotas operadas pelas empresas aéreas. “No Centro- Oeste os investimentos previstos são da ordem de R$ 924 milhões para 31 aeroportos, acredito que não apenas Dourados, mas outros municípios do estado estarão inclusos nesse montante”, concluiu Marçal Filho.

O programa visa ampliar o acesso da população brasileira a serviços aéreos. O objetivo é que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 km de distância de um aeroporto apto ao recebimento de voos regulares.

Ainda em 2011 o deputado inseriu o MS no Plano Mais Brasil do governo federal, que é o Plano Plurianual lançado à época pela presidente Dilma Rousseff com as previsões de aplicações de recursos federais até 2014. Na ocasião Marçal colocou uma emenda para a adequação e implementação do Aeroporto Municipal de Dourados às reais necessidades da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.