Preso desde domingo, ex-prefeito de Aquidauana passa mal e precisa ser amarrado e sedado

Médicos o diagnosticaram com agitação psicomotora. Ele foi atendido no UPA (Unidade de Pronto Atendimento)

O ex-prefeito de Aquidauana e ex-deputado estadual Raul Freixes, preso no regime aberto de Campo Grande na Vila Sobrinho, foi levado às pressas na noite desta quarta-feira (28), para o Upa (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida após sofrer fortes convulsões.

De acordo com o advogado Douglas de Oliveira Santos, Freixes que está sedado e amarrado, teve um diagnóstico médico de agitação psicomotora, sensação de morte iminente e alucinação auditiva. “Chegou gritando que queriam matá-lo e chamava por sua mãe que já morreu”, conta o advogado.

Freixes que foi levado ao UPA Vila Almeida por três internos e dois agentes foi sedado e está amarrado para que não se debata. “Tem três dias que ele não dorme”, disse um dos detentos a respeito da pressão que os outros internos estão fazendo.

O ex-prefeito de Aquidauana está preso desde domingo (25) por desvio de dinheiro público, estaria sendo ameaçado por detentos do presídio de regime aberto em Campo Grande, segundo o advogado dele, Douglas de Oliveira Santos.

Freixes apresentou durante algum tempo o programa policial 'O Povo na TV', na antes TV Campo Grande, hoje SBT MS e mostrava matérias policiais com apelo sensacionalista, emitindo opinião sobre os autores de delitos dos quais as notícias tratavam. Agora, também na cadeia, Freixes tem medo.

Ainda segundo a defesa, o ex-político e apresentador de TV toma uma série de medicamentos por conta de uma depressão profunda e síndrome do pânico. O advogado inclusive garante que temo o risco de o cliente cometer suicídio.

Prognóstico que inclusive foi atestado pelo médico psiquiatra Juberty de Souza nesta terça-feira (27), onde fez uma consulta.

A defesa de Raul Freixes entrará com um pedido no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para que ele cumpra pena em regime domiciliar.

Condenação

A condenação foi determinada pelo juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto. Pela pena estabelecida pela Justiça, Freixes pode sair de dia para trabalhar, mas deve retornar a noite para dormir na cadeia. O acusado foi preso pela Polícia Civil, na manhã do último domingo (25), em sua casa em Campo Grande.

Freixes foi condenado por desviar dinheiro público enquanto ocupava o cargo de prefeito em Aquidauana – distante a 143 km de Campo Grande. O MPE (Ministério Público Estadual) moveu ação penal contra ele e outros ex-servidores devido a uma retirada de R$ 61 mil dos cofres municipais.

Ele foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão, além da inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública. A ficha de Freixes conta com outras condenações judiciais. Em 2008, o ex-prefeito também foi condenado por simular pagamento a uma empreiteira no valor de R$ 100 mil, poucos dias antes de deixar a cargo na prefeitura.