Primeiro turno termina com 94 denúncias em Mato Grosso do Sul

O sistema continua aberto para os eleitores denunciarem, já que o pleito para prefeito de Campo Grande será decidido no segundo turno

A OAB/MS recebeu um total de 94 denúncias através do Movimento “Eleições Limpas” 2012 somente no primeiro turno, realizado neste domingo (7). A maioria das supostas irregularidades vieram do interior, que correspondeu por aproximadamente 80% das denúncias. O Movimento, iniciado dia 31 de maio, continua aberto para os eleitores denunciarem, já que o pleito para prefeito de Campo Grande será decidido no segundo turno.

Na semana passada, até o dia da eleição, 7 de outubro, a OAB/MS recebeu quatro novas denúncias apontando supostas irregularidades no pleito. Na Capital também foi denunciada propaganda irregular com carro de som por um candidato a vereador.

Em Costa Rica, um denunciante apontou um “verdadeiro crime contra a democracia”, com suposta pressão por parte de candidatos para “conseguir” novos votos.

Em Campo Grande, foi denunciada reunião política dentro de escola pública, fato proibido pela lei eleitoral. Já em Japorã, a situação foi mais crítica, um confronto entre dois grupos políticos teria deixado dez pessoas feridas, tendo como causa uma briga política.

A OAB/MS solicita que as pessoas denunciem qualquer irregularidade no processo eleitoral. Para isso, a Seccional disponibiliza 24 horas por dia o telefone (67) 9987-9235 e o site http://www.eleicoeslimpas.oabms.org.br/. As denúncias são recebidas e encaminhadas aos órgãos competentes como Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público para que tomem providências cabíveis. A Ordem garante sigilo de informações dos denunciantes.